Antes deste fatídico domingo de Páscoa, muita gente nunca tinha ouvido falar no Sri Lanka ou pouco sabia sobre este país, que é uma ilha em formato de uma lágrima.
Recentemente eu visitei este país diversificado e multicultural, lar de muitas religiões, etnias e línguas e ainda estou postando sobre esta viagem, aqui no blog e lá no youtube, então decidi fazer um resumo sobre a sua recente história, já que o país possui mais de 3.000 anos documentados.
Sri Lanka, antigo reino do Ceilão, é uma pequena ilha em formato de lágrima, localizada no Oceano Índico, ao sul da Índia.
Em 1505 os portugueses que chegaram a ilha, encontraram uma terra de sete reinos, que guerreavam entre si e que os deixou incapazes de derrotar um invasor. Assim começou a colonização portuguesa, holandesa e, por fim, a britânica.
Após quase 5 seculos de colonização, em fevereiro de 1948, a ilha tornou-se um país independente.
Mas com a independência, começaram os conflitos internos, que culminaram numa guerra civil que durou 26 anos e ceifou milhares de vidas
Em 2010 o país, finalmente retomou seu crescimento e, embora os conflitos internos nunca deixassem de existir, o país começou a crescer economicamente, os turistas começaram a chegar e a encontrar um país encantador, alegre, receptivo, orgulhoso de suas conquistas.
Mas hoje, o país em forma de lágrima chocou o mundo e o fez chorar com ele! Esta tragédia, creditada à intolerância religiosa, talvez tenha raízes muito mais profundas, escondidas debaixo do tapete, já que nunca foram, de fato, conflitos resolvidos!
Oremos pelo Sri Lanka!