O Grand Palace ou Grande Palácio Real (em tailandês: พระบรมมหาราชวัง, Phra Borom Maha Ratcha Wang) é um conjunto de edifícios em Bangkok que serviu como residência oficial dos reis da Tailândia, desde o século XVIII até ao século XX.
Em 1946, após a morte misteriosa do Rei Ananda Mahidol (Rama VIII), em um dos palácios no interior do complexo, seu irmão, o Rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX), que lhe sucedeu, decidiu mudar-se definitivamente para o Palácio de Chitralada.
A construção do conjunto do conjunto palaciano teve início em 1782, durante o reinado de Rama I.
A Torre de Ouro começou a ser construída em 6 de maio de 1782. Assim que o palácio foi concluído, em 1785, o rei fez uma cerimônia de coroação, para celebrar a conclusão.
A Torre de Ouro começou a ser construída em 6 de maio de 1782. Assim que o palácio foi concluído, em 1785, o rei fez uma cerimônia de coroação, para celebrar a conclusão.
No início que o Palácio consistia de vários edifícios de madeira, rodeados por quatro lados com o muro de 1.900m de comprimento, mas logo, o rei ordenou a construção do Templo do Buda de Esmeralda, como seu lugar pessoal do culto e do templo real.
Neste templo encontra-se o Buda de Esmeralda, belíssimo. Infelizmente não é permitido fotografar no interior do templo.
O Grand Palace se encontra situado a leste do Rio Chao Phraya, protegido por este e o restante do Complexo é protegido por um muro com cerca de 1.900 metros de comprimento, agrupando uma área de 218.400 metros quadrados.
Além da cerca, se encontra um canal, criado também com propósitos defensivos. Asim a área parece uma ilha, conhecida como Rattana Kosin.
Os lugares mais destacados são o templo Wat Phra Kaew, que contém a Buda de Esmeralda, e o edifício de estilo renascentista.
O plano do grande palácio foi inspirado no plano do antigo palácio no Reino de Ayutthaya. O palácio é retangular, com o lado ocidental ao lado do Rio Chao Phraya, com todas as estruturas de frente para o norte.
Cada detalhe é ricamente trabalhado e algumas partes são folheadas a ouro.
O Palácio, apesar de atualmente não ser mais a residência oficial do Rei da Tailândia, ainda é utilizado anualmente em muitos rituais reais, como coroações, funerais, casamentos e banquetes de Estado. O jardim do palácio também contêm os escritórios e edifícios da mesa da casa real, o gabinete do secretário particular do Rei e o Instituto Real da Tailândia.
*Fonte de pesquisa e inspiração: Wikipedia
Horários e dias de visitação
A visitação ao Complexo do Grand Palace abre diariamente, das 8:30 até às 17h no verão e, até às 15:30 no inverno.
Quanto custa
500 Baht para estrangeiros (cerca de R$ 60,00)
Grátis para tailandeses
Importante: é expressamente proibido a entrada de turistas vestindo shorts, bermudas, saias curtas (mostrando as pernas, seja mini ou não), roupas decotadas ou com os ombros à mostra.
O Complexo do Grande Palácio Real é belíssimo, fica até difícil descrever e espero que, através das fotos e o vídeo (post anterior) eu tenha conseguido mostrar um pouco desta beleza.
Beijos,
Ana Maria
Beijos,
Ana Maria