O Santuário de Sakhi (Sakhi Shine) ou Ziarat-e Sakhi é uma belíssima mesquita azul, localizada na área de Karte Sakhi, no norte de Cabul, Afeganistão.
Esta mesquita foi construída pelo Rei do Afeganistão Ahmed Shah Durani (1747-1773), enquanto ele ordenava trazer o Kherqe Nabi (traje de Prof. Muhammad) de Bukhara para Kandahar.
Acredita-se que esta antiga e sagrada mesquita contém os restos mortais de Hazrati Ali, o primo do Profeta Muhammad.
Ziarat-e Sakhi está localizada ao lado de uma colina com muitas casas construídas no topo e um lugar onde os moradores frequentam bastante.
Eu visitei esta mesquita numa sexta-feira à tarde, dia sagrado para os muçulmanos e o pátio estava cheio de famílias fazendo piqueniques e crianças brincando.
Na rua que leva à entrada da mesquita, há barracas que vendem brinquedos, lanches, bebidas e outros itens alimentícios para crianças.
Azulejos azuis da Mesquita Ziarat-e Sakhi em detalhes
Apesar desta mesquita ser belíssima, toda coberta com azulejos azuis trabalhados (estes azulejos são confeccionados manualmente, um a um) a Sakhi Shine não é uma mesquita turística e apenas muçulmanos têm permissão para entrar. Pessoas de outras religiões apenas pode admirar a beleza exterior e passear pelo pátio.
Como só tive acesso á parte externa da mesquita, aproveitei para fotografá-la em diversos ângulos e abaixo seguem mais algumas foto.
As cúpulas redondas, bem ao estilo muçulmano também contém versos do Alcorão.
Já anoitecia quando eu fui embora e este lugar foi muito especial para mim, pois foi o primeiro que eu visitei, assim que cheguei no Afeganistão.
O que você achou desta mesquita, linda demais, não é?
Beijos,
Ana Maria