A República Islâmica do Afeganistão, ou Afeganistão, como é mais conhecido, é um Estado soberano sem litoral, localizado no centro da Ásia, estando na encruzilhada entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental.
A população atual do país está em torno de 35 milhões de habitantes, com área de 647.500 km², sendo o 40º país mais populoso do mundo e o 40º maior do mundo em área.
O território do Afeganistão foi um ponto essencial para a rota da seda e para a migração humana. Arqueólogos encontraram evidências de presença humana remontantes ao Paleolítico Médio (50.000 a.C.). A civilização urbana pode ter começado entre 3.000 e 2.000 a.C. É um dos países mais antigos do mundo.
O país fica em uma localização geoestratégica importante que liga o Oriente Médio com a Ásia Central e o subcontinente indiano, tendo sido a casa de vários povos através dos tempos.
O Afeganistão tem testemunhado muitas batalhas desde a Antiguidade, comoas conquistas feitas por Alexandre o Grande, Chandragupta Máuria, Gêngis Khan, pela União Soviética e, mais recentemente, pelos Estados Unidos e pela OTAN. O país também foi local de origem de várias dinastias locais como os Greco-bactrianos, Cuchanas, Safáridas, Gaznévidas, Gúridas, Timúridas, Mogóis e muitos outros que criaram seus próprios impérios.
Em maio deste ano eu visitei o Afeganistão publicarei uma série de posts e vídeos onde eu vou mostrar os lugares visitados. Por fim, vou responder algumas das muitas perguntas recebidas e também, como eu fui, sobre segurança, visto, etc.
Então, acompanhe o blog e o canal do youtube pelas redes sociais para não perder nenhuma informação e saber quando tem post e vídeos novos!
Beijos,
Ana Maria