O Taj Mahal ja apareceu diversas vezes aqui no blog, pois eu já o visitei muitas vezes também (vou deixar os links no final deste post).
O Taj Mahal é o maior símbolo de amor de todos os tempos, símbolo da Índia, patrimônio da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
O Taj Mahal é o maior símbolo de amor de todos os tempos, símbolo da Índia, patrimônio da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Estive no Taj Mahal em 2015, pela primeira vez e de lá até hoje, foram 6 visitas, sem contar contar a visita que eu fiz ao Mehtab Bagh, o Jardim da Lua, com o Taj Mahal como cenário de fundo.
No post de hoje, vou mostrar como foi a minha terceira e quarta visita ao Taj Mahal. Sim, num único dia eu o visitei 2 vezes. Uma pela manhã, que durou boa parte do dia e outra ao entardecer, com um belíssimo pôr do sol.
Nesta visita eu encontrei duas pessoas muito queridas, que eu conhecia apenas online, o Ricardo Oliveira e o Marcos Dias, dois manauaras que atualmente moram na Índia.
Conheci primeiro o Ricardo, que já assistia aos meus vídeos e fez várias perguntas sobre a Índia, quando ele ainda estava pesquisando sobre vir morar aqui. O Marcos eu conheci depois que ele se mudou para a Índia.
Pessoalmente, nosso encontro foi diante do Taj Mahal. Não foi um encontro planejado, foi coincidência irmos para lá no mesmo dia. Soubemos que este encontro seria possível com 2 ou 3 dias de antecedência, quando comentamos que estávamos indo para lá.
A cúpula está bem amarelada e é a única parte externa que ainda não foi lavada, mas será em breve.
O Taj Mahal é tão lindo e extraordinário que, mesmo o visitando mil vezes, sua beleza não diminui aos meus olhos. Muito pelo contrário, quanto mais eu visito o Taj Mahal, mais eu admiro sua beleza e imponência e mais eu quero saber sobre ele.
O Taj Mahal foi construído entre os anos 1632 a 1653, mas sua inauguração foi em 1648, ainda que não totalmente concluído. Foi preciso cerca de 20 mil homens e 1.000 elefantes para que a obra fosse executada e concluída, ao longo de 20 anos.
Foi o Imperador mughal Shah Jahan quem o desenhou e mandou construir, para enterrar os restos mortais de sua esposa preferida, Arjumand Bano Begum, ou simplesmente Muntaz Mahal (Jóia do Palácio, em persa), como era chamada.
Fila dos indianos para entrar no Taj Mahal. A fila de estrangeiros é bem menor.
Taj Mahal sendo restaurado
Estas flores bordô e grafite são pedras preciosas incrustadas no mármore.
Aplicações em relevo no mármore.
Dizeres do Alcorão
Vista do pátio do Taj Mahal para o portão de entrada.
Muntaz Mahal morreu aos 38 anos, durante o parto do seu 14º filho e o imperador ficou inconsolável.
Túmulo do Imperador Shah Jahan (esquerda) e de Muntaz Mahal (à direita).
Estes túmulos são apenas representativos, pois os restos mortais do imperador e de sua amada se encontram no nível do jardim, ou seja, dois níveis abaixo.
.
Shah Jahan gastou fortunas para mandar construir o Taj Mahal e pretendia ainda, mandar construir outro prédio idêntico, porém, de mármore negro, do outro lado do Rio Yamuna, para que ele fosse enterrado lá.
Os indianos adoram tirar fotos com os estrangeiros.
Infelizmente um de seus filhos, preocupado com os gastos de seu pai, o interditou e o trancou no alto de uma das torres do Forte Vermelho de Agra, onde Shah Jahan viveu os últimos 8 anos de sua vida, admirando o Taj Mahal apenas de longe. Shah Jahan morreu em 25 de janeiro de 1666, aos 74 anos de idade.
Rio Yamuna, que passa atrás do Taj Mahal. Quanto está cheio, é possível fazer passeios de barcos.
Mesquitas espelhos, idênticas, uma em cada lado do Taj Mahal.
Um dos portões de saída do Complexo do Taj Mahal
Regras para entrar no Taj Mahal
O Taj Mahal recebe frequentes ameças de atentados, por isso a segurança é bastante rigorosa e todos os visitantes precisam passar por uma revista e detectores de metal.
Detector de metais e revista feminina
Não pode entrar com tripés, estabilizadores, mas pode entrar com câmeras profissionais,e exceto filmadoras. Existe um local para deixar os pertences que não podem entrar no Taj Mahal e é gratuito.
Não pode entrar também com nenhum tipo de alimento, apenas água mineral. E para quem precisar, tem banheiros no local.
Portal de entrada para os jardins e o Taj Mahal
Quanto custa entrar no Taj Mahal
Estrangeiros pagam 1.000 rúpias (cerca de 50 reais), ganham uma garrafinha de água mineral, um protetor de calçados para entrar no Taj Mahal e podem permanecer o dia inteiro.
Indianos pagam 40 rúpias e podem ficar apenas 3 horas, mas não vi nenhum controle sobre isso. Como é uma norma recente, provavelmente devem implantar este controle em breve.
*A entrada diurna pode ser comprada na hora, não precisa antecedência.
*A entrada diurna pode ser comprada na hora, não precisa antecedência.
Varrendo o jardim do Taj Mahal. Nunca vou entender esse jeito indiano...
Horários e dias de funcionamento:
O Taj Mahal abre diariamente, exceto às sexta-se feiras, dia sagrado para os muçulmanos.
Os horários são:
A visitação abre 30 minutos antes do nascer do sol (geralmente entre 6h e 6h30min da manhã) e fecha 30 minutos após o pôr do sol. Este horário varia um pouco conforme a estação do ano.
Visita noturna
O Taj Mahal oferece ainda visitas noturnas, em noites de lua cheia, 2 dias antes até 2 dias depois, exceto quando estes dias são sexta-feira. E as visitas noturnas também não acontecem durante o mês do Ramadã.
Eu fiz esta visita noturna, é totalmente diferente da diurna, não apenas por ser noite, mas por questões de segurança do Taj Mahal. Vou mostrar depois, em post e vídeo como foi esta visita noturna, assim como a visita ao amanhecer, quando presenciei o nascer do sol. Todos os detalhes, como e onde comprar ingresso, quanto custa, etc.
Detalhes das pedras preciosas e aplicações no mármore do Taj Mahal
Você já imaginou que impacto para a humanidade 2 Tajs, em mármore branco e preto, um de frente para o outro? Ou o fascínio que o Taj exerce é exatamente por ele ser único? Qual a sua opinião?
Beijos,
Ana Maria
Fins de semana o Complexo fica lotado
Posts e vídeos já publicados sobre o Taj Mahal
Posts e vídeos de 2018
- Vídeo sobre o Taj Mahal e com a participação especial dos meninos do Canal Índios pela Índia: Encontro Especial no Taj Mahal
- Vídeo com uma participação especial minha no canal Índios pela Índia: O que tem dentro do Taj Mahal.
Posts e vídeos publicados em 2016:
- Post: Um domingo no Taj Mahal
- Post: A restauração do Taj Mahal
- Vídeo: Por que eu voltei para o Taj Mahal?
- Post: O Misterioso Jardim da Lua (onde seria construído o Taj Mahal em mármore negro)
- Vídeo: O Jardim da Lua e o Taj Mahal
Post de 2015