O Mercado de Especiarias ou Spice Souk de Dubai (Dubai Spice Souq) está localizado na parte antiga de Dubai, em Deira, quase ao lado do Mercado do Ouro.
Então, depois de bater perna admirando os maiores colares e anéis em ouro e pedras preciosas que você jamais imaginou, uma boa pedida é conferir as especiarias e depois, beber um mix de frutas da estação ou uma vitamina de abacate com mel no Spice Souk.
Souk é como são chamados os mercados no Oriente e o Spice Souk - Mercado de Especiarias de Dubai compreende várias ruelas estreitas, cheias de lojinhas e tendas, uma colada na outra e lotada de produtos que avançam pela parte externa, para ficar mais à vista dos "fregueses".
É um vai e vem de gente! São muitos turistas que se misturam aos trabalhadores e vendedores do souk, que circulam carregando caixas e produtos de um lado para outro.
Não sei nem dizer o que é isso...
Pétalas de rosas e outras flores, algumas são decorativas, outras compões um mix de chás.
Açafrão, uma das especiaria mais caras do mundo! É vendido em gramas, como ouro.
As lojinhas vendem um pouco de tudo, desde produtos de beleza, perfumes, cosméticos, temperos, como cardamomo e açafrão, pétalas de rosas, ervas aromáticas e medicinais, chás, nozes, frutas secas como tâmaras, damascos e figos, chocolates e outras especiarias árabes e asiáticas.
Entre outras comprinhas no Souk que eu já mostrei aqui, comprei este Mix de Temperos e paguei 20 AED. Até agora só usei o Masala. Mas tem tanto Curry neste Mix que mais se parece especiaria indiana do que árabe.
*O Dirham praticamente se equivale ao Real, apenas com alguns centavos a menos de diferença.
São vendidos também mantimentos e utensílios para casa, decoração, incenso, Narguilé (Shisha) e tabacos aromáticos, vários tipos de henna, roupas, um verdadeiro mercado árabe, que nos faz voltar ao tempo, pois contrasta com a modernidade de Dubai.
Lindas demais estas lamparinas coloridas.
Lugar certo para comprar presentinhos de viagem
O Spice Souk é o lugar ideal se você quiser comprar souvenirs. É tudo muito mais barato do que nos shoppings ou outros mercados. Mas prepare-se para negociar aqui também ou então, vai pagar mais caro, pois o preço inicial sempre é muito mais alto para turistas. Com pagamento cash, em dinheiro em espécie, a negociação também é melhor.
Em 2015, quando visitei Dubai pela primeira vez, também fui conhecer o Spice Souk (tem post com fotos bem interessantes, vou deixar o link no final deste). Como eu adoro mercados, voltei lá este ano, até porque tinha o pretexto de mostrá-lo às minhas irmãs.
Pedrinhas de chocolate com leite de camela
Assim como o Gold Souk, pouca coisa mudou em 2 anos no Spice Souk, a não ser a barraquinha que vendia sorvete de leite de camela, que fechou! Uma pena, pois eu queria muito que minhas irmãs provassem. Também tive a impressão de que diminuiu o número de lojinhas. Há 2 anos parecia que tinha um pouco mais.
Tâmaras secas de vários tamanhos, in natura ou em bombons.
Os proprietários da maioria das lojinhas, além de árabes, são iranianos e paquistaneses. Eles se esforçam para vender, arriscam algumas palavras em português e até cantam.
Lepo lepo?
Em uma das lojinhas que eu passei, cantaram lepo lepo, a mesma música que cantaram em 2015, quando eu estive lá a primeira vez. Não é possível, a música já era manjada (para nós) em 2015, então tive que parar e dizer que eles precisavam se atualizar, que esta música era muito velha e ninguém mais cantava por aqui. Aí o gaiato me pediu sugestão de músicas, mandei ele pesquisar e cantar músicas da Anitta (Anira, para os gringos). Pelo menos é mais atual. Só queria ver estes iranianos cantando Show das Poderosas, hahahaha...
Leite Ninho, em árabe
Hennas para cabelo e Mehandi (tatuagens)
Voltando sobre as lojinhas, percebi que as lojas de árabes têm os melhores preços e negociações do que as dos iranianos e paquistaneses, que sempre jogam os preços bem mais lá em cima e haja paciência para ficar negociando.
Nas lojas de árabes eu tive mais facilidade de chegar a um preço justo sem ir à exaustão. No vídeo que irá ao ar em seguida eu mostro mais sobre o Souk e até indico uma lojinha de um árabe que eu gostei muito de comprar.
Para finalizar, provamos esta vitamina de abacate, com leite de vaca e mel, maravilhosa! Pagamos 8 AED (dirhans) cada. O mix de frutas foi em outra barraca e pagamos 5,00 AED cada.
Era isso que eu tinha para contar sobre o Spice Souk, além do que eu já mostrei aqui no post de 2015. Espero que você tenha gostado e aguarde pelo vídeo, mostrando o Mercado em movimento.
Beijos,
Ana Maria
*Clique no nome grifado para ler o primeiro post sobre o Spice Souk
Que amor esse souvenir miniatura de Dubai da penúltima foto!! Tu comprou?
ResponderExcluirOi Liane,
ExcluirPois é, não comprei, depois me arrependi. Lindo, né?
Na hora a gente vê tanta coisa linda que fica confusa.
Beijos,
Ana