Em Porto Alegre temos o famoso Rio Guaíba que, na verdade, não é um rio, é um lago!
O Lago Guaíba ainda é considerado por muitos como sendo um rio, porém, após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas, ele foi classificado como um grande lago.
A área total do Lago Guaíba é de 496km², comprimento de 47km e largura de 20km. A profundidade média é de 2 metros e, no canal de navegação, profundidade máxima de 7,4 metros.
O Lago Guaíba é uma grande bacia de sedimentação, cuja bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 km², equivalente a 30% do território gaúcho. Este lago é alimentado pelos rios Jacuí (84,6%), Sinos (7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí (2,7%), recebendo, também, as águas dos arroios situados às suas margens.
Esta foto foi feita numa das primeiras caminhadas, no início de setembro.
O Lago Guaíba é uma grande bacia de sedimentação, cuja bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 km², equivalente a 30% do território gaúcho. Este lago é alimentado pelos rios Jacuí (84,6%), Sinos (7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí (2,7%), recebendo, também, as águas dos arroios situados às suas margens.
Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então, o Lago Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. E, a partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico.
Guaíba, um nome, dois significados
A alguns dicionários, como o Michaelis e o Aulete, dizem que o termo "Guaíba" significa "pântano profundo". A palavra seria originária da junção dos termos tupis gwa, "seio", í, "água" e be, "em".
Porém, no site da prefeitura da cidade de Guaíba/RS, consta que, segundo o historiador Teodoro Fernandes Sampaio, a palavra Guaíba é de origem tupi: Gua-ybe, que significa 'baia de todas as águas".
O pôr do sol no Guaíba é uma de suas marcas registradas, proporcionando um belíssimo espetáculo a cada dia ensolarado que se despede.
Com o fim do inverno eu comecei a caminhar pela orla e agora, quase 2 meses depois, intercalo com pequenas corridas o trajeto de 12km diários que eu tenho feito.
A cada dia eu me surpreendo com um pôr do sol de cores diferentes, que vão brincando de pintar o céu de amarelo, laranja, rosa, lilás e outros tons avermelhados.
Sempre acabo fazendo umas paradas para apreciar tamanha beleza e fazer alguns registros. Hoje decidi mostrar a você algumas fotos, todas feitas pelo celular e sem tratamento ou filtro. Em algumas fotos eu apenas dei zoom, nada mais.
O Guaíba é um ecossistema fabuloso, que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.
Esta foto e as seguinte foram todas feitas ontem, dia 25 de outubro
Infelizmente, suas águas são impróprias para banho, porém, este rio/lago circunda a cidade, dando a Porto Alegre um charme todo especial, principalmente por causa de seu pôr do sol.
Tenho certeza que você vai se admirar e concordar comigo que caminhar e/ou correr com este cenário não chega a ser nenhum sacrifício, não é?
Beijos,
Ana Maria
Encantada, com tanta beleza. Tenho familiares morando em Gravataí ,então até né senti pertinho ,quase toquei na água desse imenso lago
ResponderExcluirÉ lindo demais, não é? Abraços
Excluir