No final do mês de junho, para cumprir uma promessa que eu fiz à minha mãe, fui visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e publiquei uma série de posts e vídeos sobre a Basílica, como é o que tem por lá. Mas deixei algumas coisas para postar agora em outubro, mês em que se comemora os 300 anos em que a imagem foi encontrada nas águas barrentas do Rio Paraíba do Sul.
O dia exato ninguém que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos três pescadores, ninguém sabe, apenas que aconteceu na primeira quinzena de outubro de 1717.
Atualmente a imagem encontra-se exposta em um nicho criado especialmente para ela, na Arcada Sul da Basílica, protegida por vidro blindado.
A imagem, que foi feita em barro cozido, sofreu um terrível atentado em 16 de maio de 1978. Um rapaz de 19 anos, na tentativa de roubá-la, deixou a imagem cair no chão, quebrando-a em 160 pedaços, milhares de fragmentos e pó.
Como ficou a imagem depois do atentado de 1978
Graças ao Museu de Arte de São Paulo, ela foi totalmente restaurada, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Hoje, 12 de outubro, dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, além de minhas orações, a homenageio com mais alguns posts que serão publicados ao longo do dia.
E peço também que Nossa Senhora Aparecida que proteja as nossas crianças, para que elas não percam a sua infância ou a sua vida precocemente!
Beijos,
Ana Maria