Quando a imagem de Nossa Senhoras Aparecida foi encontrada, em 1717, nas águas barrentas do Rio Paraíba do Sul, a família de um dos pescadores que a encontrou, construiu um oratório para abrigar a imagem.
300 anos - 3 Igrejas
Depois do oratório, nestes 300 anos, os devotos construíram três igrejas, para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida:
A primeira foi construída no Morro dos Coqueiros, hoje, Praça Nossa Senhora Aparecida e inaugurada em 26 de julho de 1745. Era de taipa e pilão e acolheu multidões até 1888, quando foi construída a segunda igreja.
A segunda igreja, estilo barroco, é a atual Matriz Basílica, inaugurada em 24 de junho de 1888.
A terceira e última igreja é o Santuário Nacional de Aparecida, inaugurada em 4 de julho de 1980.
Sua construção, em estilo estilo barroco, possui duas torres frontais com sinos.
Em 28 de novembro de 1893, a Matriz Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo.
O altar-mor e retábulo da Matriz Basílica foram esculpidos em mármore de Carrara, na Itália.
* Retábulo: estrutura ornamental em pedra ou talha de madeira que se eleva na parte posterior de um altar.
Altar-mor
Réplica da imagem original, exposta no Santuário
Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida está localizada ao centro do altar-mor, separada por um corredor, onde os devotos podem circular e vê-la de perto, sem passar pelo altar da Igreja.
O som de seus carrilhões emociona devotos e turistas às 12h e às 18h.
*Um carrilhão é um instrumento musical de percussão; é formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são um dos maiores instrumentos do mundo.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida recebeu do Vaticano, em 29 de abril de 1908, o título de Basílica Menor.
As igrejas que recebem o título de Basílica Menor são as que estão localizadas fora de Roma, na Itália. Somente as localizadas em Roma recebem o título de Basílica Maior.
Umbrela original, enviada pelo Vaticano à Basílica de Aparecida.
A Umbrela é uma espécie de guarda-chuva feito nas cores vermelha e amarela, concedido pelo Vaticano, que representa a cúpula e distingue a Basílica das demais Igrejas.
Em de 2004 a Matriz Basílica de Aparecida começou a ser restaurada e a sua reinauguração aconteceu em fevereiro de 2015.
A Matriz Basílica foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, (Codephaat) em 1982.
O endereço da Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Basílica Velha, é na Praça Nossa Senhora Aparecida 01 - Centro de Aparecida/SP.
Melhor modo de acesso é pela Passarela da Fé, com seus quase 400m de extensão, une as duas Basílicas.
Este cachorrinho de rua encontrou um lugar tranquilo para descansar.
Gostei muito de conhecer esta igreja, achei-a clássica e mais intimista. A do Santuário é moderna, suntuosa, belíssima também, mas eu me surpreendi com a Matriz, fiquei encantada com sua beleza.
Beijos,
Ana Maria