No post anterior eu mostrei como é uma visita ao Congresso Nacional e agora eu preparei um mini guia para facilitar as informações, caso você tenha interesse em fazer esta visita.
Eu e uma das guias na visita ao Congresso Nacional
Visitas em fim de semana e/ou feriados
O acesso dos visitantes é feito pela rampa principal, na entrada do Palácio que fica em frente à Esplanada dos Ministérios. O grupo é recepcionado no Salão Negro.
O atendimento é feito por ordem de chegada e, portanto, não há agendamento.
*Durante o mês de janeiro, por conta do recesso parlamentar, não há agendamento das visitas em qualquer dia, que ocorrem por ordem de chegada.
Visitas em dias úteis
Em dias úteis, o atendimento é transferido para a Chapelaria (Salão Branco, no subsolo). Fique atento às placas de sinalização no início da rampa.
Importante: às quintas-feiras, devido a um maior movimento no Congresso, é obrigatório o agendamento prévio para realização das visitas, no máximo até às 17h do dia anterior.
Nos demais dias, a visita é espontânea e não necessita de prévio agendamento, com exceção de grupos com mais de 15 pessoas.
*Visitas com acompanhamento de monitores que falem inglês, francês, espanhol e Libras também devem ser marcadas.
Limite de pessoas por grupo: em dias úteis, o limite máximo por grupo é de 50 pessoas. Nos finais de semana e feriados, 70.
O que vestir para esta visita
Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.
Recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.
Fotos e vídeos
Desde que o equipamento não seja profissional, é permitido fotografar e filmar em todo o percurso, exceto nos Plenários quando há sessão.
* As obras de arte expostas nos espaços visitados são patrimônio de todos os cidadãos brasileiros. Não toque nas esculturas e não use flash para fotografar as pinturas. Ajude a conservá-las para as futuras gerações.
Detector de metais
Todos os visitantes, bem como seus pertences, devem passar pelo detector de metais. Armas de qualquer tipo ou objetos como tesouras e alicates devem ser deixadas sob a custódia temporária de uma das Polícias legislativas.
Como assistir a uma sessão no plenário
Cidadãos interessados exclusivamente em assistir às sessões plenárias devem se dirigir às galerias dos Plenários (após identificação em uma das portarias), obedecendo aos seguintes procedimentos:
- Passar pelo controle de raios-X;
- Deixar objetos como bolsas, mochilas, câmaras fotográficas, celulares, livros, bonés, entre outros, no guarda-volumes localizado à entrada das galerias;
- Observar as “instruções sobre trajes”;
- Não se manifestar;
- Não se apoiar sobre os parapeitos das galerias.
*Recomenda-se consulta aos portais eletrônicos da Câmara e do Senado para confirmar o tipo e o horário da sessão. A entrada nas galerias é condicionada aos aspectos de segurança e à capacidade de lotação.
A visita dura cerca de 50/60 minutos e passa pelos principais locais do Congresso. e se você se interessou pela visita e deseja fazer o agendamento, pode fazer direto neste link aqui: Visite o Congresso Nacional.
*Antes de ir, é sempre bom consultar, pois às vezes as visitas são suspensas.
No Salão Negro você pode pegar e enviar, gratuitamente, um cartão postal do Congresso, para qualquer endereço no Brasil.
Eu achei super interessante, tanto que é a segunda vez que faço esta visita e considero muito válido a gente conhecer o centro das decisões políticas do nosso país.
Beijos,
Ana Maria