Khardung La Pass é uma estrada de montanha, na cordilheira de Ladakh, a qual faz parte dos Himalaias ocidentais, distante 40 km ao norte de Leh, estado de Jammu & Kashmir, norte da Índia. A placa indica 5.602m (18.380 pés) no topo, mas a elevação real é de cerca de 300 metros mais baixo.
Khardung La reivindica o título de estrada motorable mais alta do mundo!
Segundo as placas de estrada, a sua altitude é de 5.602m, o que alegadamente faz dela a estrada transitável por veículos motorizados mais alta do mundo. No entanto, os dados obtidos por GPS ASTER, SRTM e mapeamento topográfico russo, apontam para 5.359m de altitude, o que a destitui desta classificação.
Outras estradas transitáveis entre as mais altas do mundo
Khardung La é citada como o mais alto acesso de veículos motores do mundo, porém, uma estrada militar indiana, a 250m a oeste de Mãna La Pass, fronteira com o Tibete, alcança 5.610m. Existem também outras estradas "motorable" mais elevadas como a Suge La, a oeste de Lhasa, com 5.430m e Semo La, com 5.565m, entre Raka e Coqen, no Tibet central. A Estrada de Marsimik La, no Karakoram indiano ao nordeste de Khardung La, possui 5.582m de altitude, mas é discutível se esta estrada deve ser considerada "motorable" (transitável por veículos motorizados), pois seu estado é muito precário.
Importante: só podem trafegar pela estrada Khardung La, os visitantes que obtiveram permissão especial antecipada, concedida ainda em Leh. Expliquei sobre esta permissão especial para visitar áreas restritas, no post anterior.
Hall of Fame, primeira parada para apresentar minha permissão aos soldados da India Army e poder seguir viagem.
O Hall of Fame, em Leh, é um museu construído e mantido pelo exército indiano em memória dos valentes soldados que perderam suas vidas nas guerras Indo-Pak.
Clique no mapa para ampliar
Saindo de Leh, subi a montanha pela estrada de Khardung La, depois desci até Pangong Lake. Na volta, fiz o caminho inverno, porém pela estrada de Chang La.
Serpenteando as montanhas, rumo ao topo de Khardung La.
A Khardung La é uma estrada estreita e cheia de curvas.
A vista, durante a subida, é de tirar o fôlego!
O caminho é cheio de pedras
e algumas gracinhas não podem faltar!
Como é a Khardung La Pass
A estrada é pavimentada até ao ponto de verificação de Pullu Sul (Posto policial), depois, a estrada é de terra, pedras soltas e, em alguns pontos, muita neve.
Até 8 horas para percorrer 200km
As estradas são perigosas e cheias de curvas. Em alguns trechos podemos demorar até 8h para percorrer 200km, principalmente nos pontos onde têm neve.
Mal da Montanha
As incontáveis curvas, a estrada irregular e a altitude elevada me causaram muito mal estar, tontura e náuseas duarnte a viagem. Apesar de eu já estar em Leh, cuja altitude é acima de 3.500m, eu senti muito a variação. Muitas vezes eu precisei fechar os olhos ou me deitar no banco de trás do carro para tentar amenizar estes efeitos.
As incontáveis curvas, a estrada irregular e a altitude elevada me causaram muito mal estar, tontura e náuseas duarnte a viagem. Apesar de eu já estar em Leh, cuja altitude é acima de 3.500m, eu senti muito a variação. Muitas vezes eu precisei fechar os olhos ou me deitar no banco de trás do carro para tentar amenizar estes efeitos.
Quase no topo do mundo!
Na estrada, as trabalhadoras pegam no pesado tanto quanto os homens.
A Khardung La Pass liga a cidade de Leh aos Vales do Shyok e do Nubra. A estrada Leh-Nubra foi construída pelos militares em 1976 e foi aberta ao público em 1988. É mantida pela Border Roads Organization, um departamento do exército indiano.
Você conseguiria imaginar como é trafegar no topo e com tanta neve?
Estrada interrompida pela nevasca. Aguardando as máquinas removerem a neve.
Estas máquinas trabalham o tempo todo, porque a neve volta a cair.
Aqui é o topo da montanha de Khardung La
Se a Khardung La é ou não a estrada transitável por veículos motores mais alta do mundo, podem questionar, mas a minha certeza é de que foi o lugar mais alto que eu já pisei!
Pra completar o cenário, um vento que parece cortar a pele!
Sim, faz muito frio!
O pior são os pés, que ficam tocando na neve!
Na placa acima, em letras vermelhas, um alerta: "Ficar aqui por mais de 20-25 minutos pode ser prejudicial à sua saúde". A altitude é muito elevada e pode ser realmente perigoso!
Essa cruz representa alguém que morreu neste lugar!
Os carros quase desaparecem em meio a tanta neve.
A estrada tem um elevado valor estratégico para a Índia, pois é crucial para o abastecimento das tropas que defendem os vales de Shyok e de Nubra, disputados pelo Paquistão e pela China.
No passado, antes do fechamento das fronteiras, Khardung La Pass fazia parte de uma importante rota comercial de caravanas que iam de Leh até Kashgar, na Ásia Central. Cerca de 10. 000 cavalos e camelos faziam essa rota todos os anos.
Comemorando a liberação da estrada. Foram várias paradas ao longo do percurso!
O vale de Nubra é limitado a norte pelo glaciar de Siachen, onde são muito frequentes a ocorrência de disputas e bombardeamentos de artilharia entre a Índia e o Paquistão e o abastecimento é feito através da estrada de Khardung La.
Mais um dos inúmeros postos militares que eu precisei apresentar a minha permissão durante a minha viagem a Pangong Tso lake.
Espero que você tenha gostado, em breve, libero o vídeo que eu gravei no topo de Khardung La Pass.
Beijos,
Ana Maria