O Rio Ganges, ou Ganga, é um dos principais rios da Índia e o mais sagrado deles, segundo os hindus.
A extensão do Ganges é de 2.525 km
O Ganges nasce nos Himalaias, estado de Uttarakhand, ao norte da Índia e cruza o país rumo ao leste, desaguando no Golfo de Bengala, no Oceano Índico, após passar por Bangladesh.
A profundidade média do rio é de 16 metros e máxima, de 30 metros.
O Rio Ganges representa a sobrevivência de milhões de indianos que vivem ao longo do seu curso e dependem dele para suas necessidades diárias
O Ganges e seus afluentes abrangem uma bacia hidrográfica fértil de cerca de um milhão de quilômetros quadrados, que é a mais densamente povoada do planeta, com mais de 400 milhões de pessoas e uma densidade populacional de cerca de 390 hab/km2.
O Ganges também possui um grande valor histórico, pois várias capitais de províncias ou impérios localizavam-se em suas margens.
A Deusa Ganga
Há milênios que os hindus veneram o Ganges (levando em conta que Varanasi tem mais de 2.500 anos, embora há indícios de que existe há 5.000 anos), que eles chamam de Ganga, por que para eles, é uma Deusa, a Deusa Ganga.
O Ganga é mencionado no Rigveda, o Livro dos Hinos, a mais antiga escrituras hindus, Ele consta no Nadistuti Sukta (10.75) (hino de louvor dos rios), onde estão listados os rios de leste a oeste da Índia.
De acordo com a religião hindu, um rei muito famoso, Bhagiratha, praticou por muitos anos, a tapasya, para trazer a Deusa Ganga à Terra, direto de sua residência no céu., pois assim conseguiria a salvação de seus ancestrais, que haviam sido amaldiçoados por um profeta.
*Tapasya: é o princípio e a prática da austeridade e da disciplina física e espiritual para conseguir um objetivo.
A Deusa Ganga é convencida e, através de uma trança de cabelo (jata) do Deus Shiva, ela desce à Terra para lavar os pecados dos humanos.
Antigas escrituras mencionam que as água do Ganges portam as bênçãos dos pés do Deus Vishnu; assim, a Mãe Ganga também é conhecida como Vishnupadi, que significa "pés de Vishnu".
Purificação e Cura
A maioria dos hindus acredita que uma vida não é completa sem um mergulho no Ganges, ao menos uma vez na vida. Eles tomam banho e bebem a água do rio porque acreditam que assim serão purificados de todos os pecados, além de obter a cura de doenças. Muitos fazem oferendas com flores e alimentos para a Deusa Ganga.
A maioria dos hindus acredita que uma vida não é completa sem um mergulho no Ganges, ao menos uma vez na vida. Eles tomam banho e bebem a água do rio porque acreditam que assim serão purificados de todos os pecados, além de obter a cura de doenças. Muitos fazem oferendas com flores e alimentos para a Deusa Ganga.
Os hindus de Varanasi já desenvolveram anticorpos de tanto nadar nas águas poluídas do Ganges, mas dizem que, quem não está acostumado com esta água pode ficar gravemente doente.
Água do Ganges em frascos
Algumas famílias hindus conservam um frasco com a água do Ganges em suas casas para que, pessoas à beira da morte possam beber desta água, pois acreditam que o Ganges pode limpar uma pessoa de todos os seus pecados ou até mesmo, curar a doença.
Momentos de pânico no Ganges
Alguns meninos que nadavam no rio, quando me viram, tentaram subir no meu pequeno barco. Acredito que queriam me pedir dinheiro. Imagine, além de estarem encharcados com aquela água imunda, ao forçarem um lado do barco para subir, o mesmo poderia virar. Quando me dei conta do que poderia acontecer, mais que depressa eu tratei de expulsá-los aos gritos. Mas isso não me livrou de boas respingadas daquela água na pele. Lamentei não estar com meu álcool gel na bolsa. De qualquer maneira, não saiu nenhuma ferida na pele e acho que já recebi minha "purificação".
Poluição no Ganges
A poluição do Ganges afeta as 400 milhões de pessoas que vivem próximas às suas margens e também ameaça centenas de espécies de peixes, anfíbios e até golfinho.
Gravando pro youtube
Em 2007, o Ganges foi classificado como o quinto rio mais poluído do mundo, pois as condições da água têm fiado abaixo das consideradas aceitáveis pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Corpo sendo cremado em Manikarnika Ghat
As cremações
A maioria dos corpos dos hindus que morrem em Varanasi são cremados em nos Shmashan Ghats (Ghats de cremações, às margens do Ganges, o que contribui ainda mais com a poluição do rio.
Aliado a tudo isso, existe o despejo irregular de cerca de 30 esgotos, inclusive de um hospital que atende tuberculosos.
Fiz dois passeios pelo Ganges, um noturno e um durante o dia.
No passeio noturno, eu não vi nada de diferente nas águas, fui mais para apreciar o Ritual Aarti de dentro do rio.
Passeio noturno pelas águas do Ganges
Mas no passeio diurno eu vi muita coisa mesmo e algumas até bem fortes. Para fazer este passeio é preciso estar psicologicamente bem estruturado. Para quem estiver emocionalmente fragilizado, eu não aconselho.
Eu vi crianças, homens, vacas e patos nadando no rio. As mulheres eu vi apenas algumas se banhando nas margens.
Apesar de toda a poluição da água do Ganges, da sujeira, esgotos e corpos jogados no rio, o mais incrível é que ele não exala nenhum cheiro ruim. Isso me surpreendeu muito.
Apesar de toda a poluição da água do Ganges, da sujeira, esgotos e corpos jogados no rio, o mais incrível é que ele não exala nenhum cheiro ruim. Isso me surpreendeu muito.
Homem meditando nas águas
Vi homens praticando meditação e yoga dentro do rio, um copro boiando passou por mim um corpo enquanto eu via outro sendo lavado nas margens, antes da cremação. Vi também várias chamas com os corpos ardendo.
Enfim, é preciso estar bem preparado, pois são situações muito impactantes para nós, ocidentais. Para eles é tudo muito natural.
Enquanto eu navegava, vários vendedores chegavam em seus barquinhos e queriam me vender oferendas.
Não comprei nada porque não entendo exatamente a simbologia delas e jogar as oferendas na água por jogar, seria mais uma gota de poluição no rio. Preferi fazer do meu jeito. Enquanto navegava e via tudo aquilo, fiz meus pedidos e orações de agradecimento.
Despoluição do rio
Em 1985 foi lançado um Plano de Ação Ambiental para a limpeza do Ganges, mas o projeto não foi pra frente, tanto pela corrupção, por falta de planejamento e conhecimentos técnicos quanto pela falta de apoio das autoridades religiosas.
Atualmente existe uma ONG chamada Fundação Sankat Mochan, que é a única organização ativa encarregada na limpeza do Ganges.
Esta instituição tem o apoio de países como Austrália, Suécia e Estados Unidos. A campanha em prol da limpeza do Ganges tem a coordenação de Veer Bhadra Mishra, professor de engenharia hidráulica e líder espiritual em Varanasi.
Acredito que muita coisa já melhorou, pois eu esperava encontrar o Ganges muito mais sujo, mas mesmo assim, o rio continua muito poluído. E boa parte da poluição não está visível na superfície, pois já se misturou às moléculas da água.
Mesmo assim, os planos e ações de limpeza do Ganges não estão fluindo como deveriam, pois esbarram na burocracia do governo indiano em aprovar medidas como a instalação de um sistema de limpeza usando algas e luz solar, que foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia (EUA).
Para finalizar, vou transcrever um trecho do livro Descoberta da Índia, escrito pelo ex-primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, onde ele atribui ao Ganges, diversos significados simbólicos:
"O Ganges, acima de tudo, é o rio da Índia, que manteve cativo o coração da Índia e atraiu incontáveis milhões às suas margens, desde a alvorada da história. A história do Ganges, de sua fonte ao mar, dos tempos antigos aos modernos, é a história da civilização e da cultura da Índia, da ascensão e queda de impérios, de cidades grandes e orgulhosas, de aventuras do homem."
Este foi o meu relato sobre o passeio que eu fiz pelo Ganges e o que eu vi por lá. Por este passeio de barco, paguei 600 rúpias (cerca de R$ 35,00). Sobre as cremações, vou fazer um post separado, pois é um assunto que merece uma atenção especial.
O que você achou do Ganges? Teria coragem de navegar por ele, como eu fiz?
Beijos,
Ana Maria
Que legal conhecer outras culturas...nem que seja pela internet.Para você então é um privilégio encantador conhece ainda mais,sente...heim?
ResponderExcluirBjs,Ana Maria!
Oi Paulo, sim, é super interessante e muito enriquecedor! E vc disse tudo, um privilégio encantador!
ExcluirBeijos
Eu não entendo porque eles jogam esgoto no rio, sendo que eles o consideram sagrado
ResponderExcluirBoa pergunta!
Excluir