Magnetic Hill é o nome de uma montanha magnética que fica distante cerca de 30km da cidade de Leh, em Ladakh, norte da Índia, na altitude de 4.267m acima do nível do mar.
Para chegar essa montanha magnética, partindo de Leh, é necessário pegar a rodovia nacional Leh-Kargil-Batalik. No lado oriental desta montanha corre o Rio Sindhu, originário do Tibete e que flui para o Paquistão.
A maioria das definições que eu encontrei descrevem essa montanha como sendo apenas uma ilusão de ótica, em que uma ligeira descida/subida parece ser uma encosta íngreme.
O carro lá no fundo está subindo ou descendo a estrada?
O alinhamento da estrada com a inclinação do fundo pode dar a ilusão de que os carros estão subindo, quando na verdade, estão descendo.
O horizonte obstruído contribui para essa ilusão. Sem um horizonte e devido à inclinação da superfície, fica-se sem uma referência confiável.
A administração local desta região colocou uma placa e pintou uma faixa no asfalto, indicando a montanha, para ajudar os turistas a reconhecerem a montanha magnética e o ponto exato que causa o efeito magnético.
Esta faixa marcada no chão indica o ponto exato para estacionar o carro. Dizem que o efeito magnético pode ser testado desligando o motor do veículo e o mesmo começará a se mover no lado ascendente da estrada inclinada. Fizemos isso e nada aconteceu.
*Uma leitora (obrigada pelo relato, Manoela Cherobim!) esteve em Magnetic Hill em 2009, fez o teste e o carro se moveu bastante. Acho que o meu motorista não soube posicionar o carro corretamente😭. Preciso retornar a Ladakh e fazer o teste novamente.
*Uma leitora (obrigada pelo relato, Manoela Cherobim!) esteve em Magnetic Hill em 2009, fez o teste e o carro se moveu bastante. Acho que o meu motorista não soube posicionar o carro corretamente😭. Preciso retornar a Ladakh e fazer o teste novamente.
Impacto em helicópteros e aeronaves durante o sobrevoo à Magnetic Hill
A população local e a Polícia de Fronteira indo-tibetana (ITBP) afirmam que os helicópteros e aeronaves que passam pela área precisam voar mais alto e a uma velocidade maior, a fim de evitar o impacto magnético da montanha.
Muitos afirmam que existem forças naturais ou mesmo sobrenaturais trabalhando no local e causando as atrações magnéticas, mas não há comprovação científica de que a quantidade de ferro existente na montanha seja capaz de atrair grandes veículos, principalmente aeronaves, mas a ilusão de ótica pode sim provocar acidentes.
Quando eu estive lá, não percebi nenhuma atração magnética, nem dentro do carro ou com os equipamentos eletrônicos que eu portava, apenas uma indisposição física pela altitude elevada.
Agora, reconheço que existe sim uma ilusão de ótica que pode confundir a visão, já que as inclinações de subida e descida são muito suaves e a falta de horizonte atrapalha bastante.
Carros distantes também podem parecer maiores ou menores e a gente confunde se estão subindo ou descendo, como você pode ver na terceira foto deste post. Foi uma experiência muito interessante.
Você já passou por algum lugar onde havia ilusão de ótica? O que achou da experiência? E sobre a pergunta na terceira foto (ou na foto acima), o que parece para você?
Beijos,
Ana Maria
Muito bonito de se ver,Ana!
ResponderExcluirbjs!
Obrigada Paulo.
ExcluirBeijos