Sarnath é uma localidade distante cerca de 13km ao nordeste de Varanasi, na Índia, e é um dos mais reverenciados centros de peregrinação budista. Eu visitei o Wat Thai Temple, que é um templo budista tailandês, mas além deste, existem muitos outros templos budistas na região, construídos e mantidos por monges do Tibet, China e Japão.
Este templo foi construído pela comunidade tailandesa.
Sarnath deriva do sânscrito Sāranganātha , que significa "Senhor dos Cervos", e se relaciona com uma antiga história em que o Bodhisattva, um cervo, que ofereceu sua vida a um rei, no lugar da corça (fêmea do cervo) que este estava planejando matar. O rei fica tão comovido que cria o parque como um santuário para os cervos (veados), chamado de Parque dos Cervos. E foi neste parque que, Sidarta Gautama teria realizado seu primeiro sermão, após ter criado o Budismo, aos 36 anos de idade.
Portão de entrada no Complexo do Wat Thai Temple
Não encontrei muitas informações sobre este templo, mas para enriquecer o post, mas pesquisei o significado de alguns símbolos e elementos que eu vi por lá.
No arco central, uma imagem dourada de Buda, como ele é mais conhecido no Ocidente, baixinho e gordinho.
Mais ao fundo, uma outra imagem de Buda, com 24 metros (80 pés) de altura e com um visual diferente, ao estilo das imagens tailandesas, alto e magro.
Todos os templos budistas possuem, além de uma (ou mais) estátua de Buda, os cinco elementos: fogo, terra, ar, água, e sabedoria, representados de diferentes formas, de acordo com a cultura e arquitetura de quem os construiu.
Eu não possuo conhecimento suficiente sobre o Budismo para identificar onde os cinco elementos estão representados neste templo, com exceção da água, por isso posso não ter fotografado todos.
Naga, uma espécie de Serpente que protegeu Buda.
Os nagas eram serpentes mitológicas que viviam sob a terra e uma destas serpentes se transformou em um brâmane (casta dos sacerdotes) e protegeu Buda do frio e da chuva. Buda agradeceu ao brâmane e depois este se converteu ao Budismo (assim diz a lenda).
A área do Templo Wat Thai é bem grande, com muitas flores, estátuas e outros símbolos budistas, além de um pequeno templo.
A Roda do Darma e a imagem de Buda ao fundo
A Roda do Darma - Dharmachakra
Os ensinamentos de Buda são conhecidos como Darma (proteção, justiça) e são representados por uma roda, que gira de acordo com as mudanças cármicas das pessoas.
Leão de Ashoka ou Leão de Sarnath
Leão de Ashoka e seu significado
Trata-se de uma escultura com quatro leões indianos em pé, virados de costas uns para os outros (o quarto leão está na parte de trás) e montados sobre um ábaco (parte superior de uma coluna), com uma barra onde estão esculpidos, em relevo, a Roda do Darma e quatro animais, guardiões das quatro direções: o Leão do Norte, o Elefante do Leste, o cavalo do Sul e o Touro do Oeste. Esta barra, por sua vez, encontra-se sobre um sino em forma de Flor de Lótus, simbolizando a fonte da vida e esta, colocada sobre um pilar.
A escultura acima é uma cópia da original, esculpida em um único bloco de arenito polido e colocada pelo Imperador Ashoka para marcar o local onde Sidarta Gautama fez seu primeiro discurso e ensinou o Darma. Na escultura original, atualmente em um Museu de Sarnath, os quatro leões são coroados pela Roda do Darma. Apenas o pilar encontra-se no local.
Wat Thai Temple
Não era permitido fotografar dentro do templo.
Em frente ao Wat Thai Temple podemos ver outra escultura do Leão de Ashoka (Sarnath Lion) e esta, assim como a original, está coroada com Roda do Darma (Dharmachakra).
O Leão de Ashoka e o Brasão de Armas da Índia
O Brasão de Armas da Índia é uma adaptação do Leão de Ashoka, em Sarnath e foi adotado como Emblema Nacional da Índia, em 26 de Janeiro de 1950, o dia em que o país tornou-se uma república. A Roda do Darma em sua base foi colocada também no centro da Bandeira Nacional da Índia.
O emblema simboliza uma Nação que é "valente na coragem, forte de corpo, político no município e um inimigo a temer."
Passeando pelos jardins do Complexo do Wat Thai Temple, encontram-se várias imagens de Buda.
Estas imagens douradas de Buda estão sobre um pequeno "altar" de orações.
Atrás do altar, uma árvore com uma manta dourada e atrás desta, outra imagem de Buda com um tablado para orações.
A imagem principal de Buda pode ser vista de qualquer ângulo do Complexo Wat Thai Temple. Ah, a entrada ao templo é gratuita.
Vista do jardim para a saída do Complexo do Templo Wat Thai.
Este templo budista é muito bonito, o local transmite muita paz e tranquilidade. Adorei conhecer. Os outros templos budistas, que eu visitei em Sikkim, era no estilo e arquitetura tibetana e este, tailandês. Diferentes formas estéticas, mas que transmitem a mesma filosofia!
O que você achou deste templo? Gostou ou prefere os tibetanos?
Beijos,
Ana Maria
*Links para os posts dos templos budistas em Sikkim:
- Enchey Monastery, em Gangtok.
- Templo de Samdruptse, em Namchi.
Cada imagem linda!Adorei,Ana Maria!
ResponderExcluirbjs!
Obrigada, Paulo!
ExcluirBeijos