Todos os dias, ao entardecer, em Assi Ghat começam os preparativos para mais um Aarti (ou Arati) às margens do Rio Ganges. Este ritual de adoração pode ser simples ou extravagante, mas sempre envolve chamas de luz.
Cerimônia do Aarti, em Assi Ghat
O Aarti acontece diariamente também em Dashashwamedh Ghat, que é o mais importante e procurado Ghat de Varanasi e imagino que lá esta cerimônia seja bem maior. Todos os visitantes podem assistir o Aarti, sem custo algum e também aproveitar para fazer suas preces.
O significado
A palavra Aarti em sânscrito significa "cessar" ou "concluir". Isto é porque o Aarti é o ato final de um ritual de adoração e ele também simboliza os cinco elementos: Espaço,Vento, Fogo, Água e Terra.
Durante o Ganga Aarti, milhares de velas são acesas e flutuam sobre as águas todos os dias, simbolizando a vitória da luz sobre as trevas. E todos os dias, inverno ou verão, às 19h, Haridwar, Rishikesh e Varanasi, cidades banhadas pelo rio, realizam este ritual para a Deusa Ganga.
A cerimônia
O ritual Aarti faz parte da Puja (Pooja), que é uma cerimônia de oferecimentos e é realizado durante quase todas as cerimônias e ocasiões hindus.
A cerimônia é realizada por paandits, que são estudiosos do hinduísmo, e eles utilizam vários elementos como o fogo, incenso e flores. Tudo é feito de maneira coreagrafada.
A celebração do Aarti é conduzida como “Adoração ao Fogo” e dedicada ao rio, ao deus hindu Shiva, ao Sol e ao Fogo, a fim de purificar a alma dos hindus, permitindo a sua comunhão com o divino.
A cerimônia é realizada por paandits, que são estudiosos do hinduísmo, e eles utilizam vários elementos como o fogo, incenso e flores. Tudo é feito de maneira coreagrafada.
Imagens extraídas do vídeo,que estará no ar em breve.
Neste ritual, a luz de lamparinas (deepas), com pavios embebidos em ghee (manteiga purificada) ou cânfora, é oferecida à mãe Ganga, nome pelo qual é chamado o Rio Ganges, pois os hindus o consideram uma divindade (a Deusa Ganga).
A cerimônia é acompanhada de uma canção também chamada de Aarti, composta há anos por discípulos da Amma, uma das principais líderes espirituais e humanitárias do mundo.
Durante a cerimônia, centenas de pessoas vão até o rio para agradecer e soltar oferendas no Ganges (velas acesas e flores), que podem ser compradas ali mesmo.
Recebeu ainda mais gente!
Podemos acompanhar o Aarti nas escadarias mesmo ou de dentro do rio, através dos barcos que saem lotados. Eu aluguei um barco exclusivo, pois fiquei com medo de entrar nestes super lotados!
Presenciei o Aarti mais de uma vez em terra e uma vez de dentro do Ganges. Mas como eu estava hospedada em um hotel bem próximo ao Ghat, todas as noites eu também escutava os cânticos e orações.
Por segurança, somente eu e o barqueiro
Presenciei o Aarti mais de uma vez em terra e uma vez de dentro do Ganges. Mas como eu estava hospedada em um hotel bem próximo ao Ghat, todas as noites eu também escutava os cânticos e orações.
A foto não saiu muito boa porque dentro do Gages era uma escuridão só!
Sadhu
Na parte superior do Ghat, acompanhando o Aarti, estava este Sadhu, que considerado homem santo no Hinduísmo, pois os Sadhus abdicam de todo o bem material e vivem apenas de orações e doações. Andam quase nus e muitas vezes com o corpo todo pintado.
Pequeno templo de adoração em Assi Ghat
Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre este importante ritual hindu. Não entrei em detalhes porque também não tenho conhecimento, mas quis mostrar a você o que eu presenciei em Assi Ghat.
Beijos,
Ana Maria
Interessantes os lugares que você escolhe.Gostei!
ResponderExcluirbjs,Ana Maria!
Muito obrigada, Paulo!
ExcluirBeijos,
Ana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei a matéria. Das explicações que li sobre o Aarti, a sua foi a melhor. Clareza total. Parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirVanderlei G. Silva.
vanderlei.tech@gmail.com
Olá, muito obrigada.
ExcluirDesculpe a demora em responder, não recebi o aviso do Google e vi sua mensagem hoje, por acaso. Abraços, Ana