Do hotel em Miraflores, onde eu e minha irmã estávamos hospedadas, pegamos um táxi até o Centro Histórico de Lima, no Peru, para conhecer os principais pontos, que poderiam ser explorados à pé.
Descemos do táxi na Plaza de Mayor, ou Plaza de Armas, como ela é mais conhecida. A Plaza de Armas é o principal espaço público da cidade. Localizada no coração do Centro Histórico de Lima, ao seu redor se encontram os edifícios do Palácio de Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal de Lima, o Palácio Municipal de Lima, Clube Naval da União e o Palácio do Ouvidor.
O Palácio Arquiepiscopal de Lima, capital do Peru, é a residência do Arcebispo de Lima e sede administrativa da Diocese de Lima. Está localizado junto à Catedral de Lima. Para visitar a Catedral, é necessário pagar pela entrada.
Palácio do Governo do Peru ou Casa de Pizarro
O Palácio do Governo do Peru ou Casa de Pizarro é a residência oficial do Presidente do Peru e sede do Poder Executivo do país. Está situado na Plaza de Armas e foi construído em 1937, pelo arquiteto Ricardo de Jaxa Malachowski.
Troca da guarda do Palácio do Governo, que ocorre diariamente, ao meio-dia!
Palácio Municipal de Lima e o Clube Naval da União.
O Palácio Municipal de Lima é o local onde está situada a Prefeitura de Lima. O edifício atual foi construído em 1943, em estilo neocolonial.
Depois de passear pela Plaza de Armas, fomos conhecer os arredores e nos deparamos com o Museu do Chocolate e o Museu do Pisco.
O Museu do Chocolate é uma loja que vende chocolates, doces, chás, licores e outros derivados do cacau. No fundo da loja, painéis contam a história do chocolate desde os tempos dos Mayas até os dias atuais.
Delícias de chocolate no Choco Museu!
O Museu do Pisco (Museu del Pisco), que fica ao lado do Museu do Chocolate é uma espécie de bar, onde servem pisco e variações do drinque. Tem também petiscos para acompanhar. Ao fundo do bar, uma breve explicação nas paredes de como o pisco é feito. No vídeo sobre o Centro Histórico de Lima, que será publicado mais tarde aqui no blog eu mostro o interior do Museu do Pisco.
Basílica e Convento de São Francisco
O conjunto da Basílica e do Convento de São Francisco é um complexo arquitetônico religioso, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Fica na Rua Jirón Lampa (Praça São Francisco) e tanto sua arquitetura externa quanto a interna são belíssimas. A fachada barroca é do século 17 e, tanto a estrutura do convento quanto a da igreja é feita de quincha, uma mistura de junco, barro e gesso, muito resistente aos terremotos.
Fica na Rua Jirón Lampa (Praça São Francisco) e tanto sua arquitetura externa quanto a interna são belíssimas. A fachada barroca é do século 17 e, tanto a estrutura do convento quanto a da igreja é feita de quincha, uma mistura de junco, barro e gesso, muito resistente aos terremotos.
Interior da Basílica de São Francisco
Não se paga nada para visitar o interior da Basílica, mas é cobrada uma entrada parta quem quiser visitar as catacumbas, que ficam no subterrâneo da igreja.
*As catacumbas são galerias subterrâneas, geralmente no subsolo de igrejas, onde antigamente as pessoas eram sepultadas, devido à ausência de cemitérios.
Pausa para o almoço no Restaurante El 10 Carnes y Vinos, na Plaza de Armas.
Salmon a La Parrilla
A sobremesa foi Copa de Mascarpone
Depois deste almoço saboroso e da calórica sobremesa, retomamos nossa caminhada pelo Centro Histórico de Lima.
O calçadão no Centro Histórico é bem extenso
Basilica de Nuestra Señora de la Merced
Caminhado pelo calçadão, me deparei com esta belíssima igreja, a Basílica de Nossa Senhora de La Merced, que abriga também um convento e é tão antiga quanto a cidade de Lima. Esta basílica foi construída por Frei Miguel de Orenes , em 1535.
Fachada da Basílica de La Merced
A fachada, em estilo barroco impressiona pela beleza e riqueza de detalhes. A Basílica venera a Virgem de la Merced, a Padroeira das Forças Armadas do Peru.
*Em 24 de setembro de 2016, dia da Virgem de La Merced, eu estava em Cusco e participei das comemorações em homenagem à esta santa da igreja católica. Eu conto um pouco sobre isso neste post aqui e vídeo aqui.
Plaza de San Martín
Caminhamos até a Plaza de San Martín, que fica há poucas quadras da Plaza de Armas. A praça foi inaugurada em 27 de julho de 1921, para celebrar os 100 anos da Independência do Peru.
O monumento central da praça é uma homenagem ao libertador Don José de San Martín.
A Praça San Martín é um dos espaços públicos mais representativos da cidade de Lima, rodeada de edifícios importantes, como o Grand Hotel Bolivar e o Teatro Colón.
Gravando para o youtube na Plaza San Martin!
Balcones
Estas sacadas/varandas, que os peruanos chama de balcones, foram quase todas construídas na era colonial espanhola e estão presentes em muitos prédios no Centro Histórico de Lima, que também é conhecida como La Ciudad de Balcones (A cidade das Varandas).
Atualmente, os balcones (sacadas) fazem parte do Patrimônio Arquitetônico de Lima e foi a razão pela qual a Unesco declarou o Centro Histórico de Lima como um Patrimônio Mundial.
Villa Chicken
O Villa Chicken é um restaurante com um formato bem interessante, também localizado no centro histórico. Tem o frango como prato principal, que é servido com os mais diversos acompanhamentos.
No horário do almoço o restaurante fica lotado e só é permitido entrar e fotografar que vai almoçar. Após às 16h, é aberto à visitação turística.
O interior do restaurante é lindo, decorado com muitas peças antigas. Tem também uma cafeteria, que serve pequenos doces e lanches.
Espero que você tenha gostado deste passeio pelo Centro Histórico de Lima, que pode ser feito todo à pé, em metade de um dia! Deixe nos comentários o que você achou mais interessante
Beijos,
Ana Maria