Machu Picchu Pueblo ou Machupicchu, também conhecida como Aguas Calientes, é uma cidade peruana localizada às margens do Rio Urubamba (Vilcanota), e é ponto de passagem obrigatório para quem vai visitar o Parque Arqueológico de Machu Picchu.
Para se chegar até a entrada do Parque são cerca de 8km. Este percurso pode ser percorrido à pé (montanha acima), demorando em torno de 1h30min a 2 horas, ou de ônibus, demorando 25min.
Tickets de ônibus para ida e volta de Aguas Calientes até a entrada do Parque Arqueológico Machu Picchu.
Eu subi de ônibus e paguei 24 soles cada trecho (subida e descida). É necessário comprar a ida e a volta antes de subir, pois lá na entrada do Parque não tem ponto de venda, nem de entradas para o Machu Picchu e nem de tickets para os ônibus.
Machu Picchu Pueblo: local de venda das entradas para o Parque Machu Picchu
Tabela de preços para peruanos, comunidade andina e estrangeiros.
Eu comprei o Kit trem + ônibus + entrada para Machu Picchu + guia, ainda aqui no Brasil, pois como era alta temporada (setembro), eu fiquei com receio de não conseguir entrar no Machu Picchu, já que são apenas 2.500 entradas diárias. Mas dava tranquilamente para eu ter comprado tudo em Cusco. Seria difícil encontrar para o dia seguinte à chegada, mas para dois dias depois, sim.
Ticket de Entrada ao parque Arqueológico de Machu Picchu, paguei 142 soles.
Ônibus para subir e descer têm a cada 20/30min e os tickets podem ser comprados em Aguas Calientes mesmo. O que não dá para comprar na hora são as passagens de trem e a entrada para o Parque Machu Picchu, pois o risco de não se conseguir para o mesmo dia é quase 100% (na alta estação).
*A alta estação vai de maio a setembro, quando o clima é mais favorável.
Estação de Trens de Aguas Calientes
Eu e minha irmã não dormimos em Aguas Calientes, voltamos a Cusco no mesmo dia. Pegamos um trem da Inca Rail, na Estação de Poroy, às 5h55min e chegamos em Aguas Calientes às 9h05min.
Compramos estas barrinhas energéticas de Coca ainda na Estação de Trens de Poroy, em Cusco.
Importante, o que levar antes de pegar o ônibus para o Parque: protetor solar, repelente para mosquitos, água mineral e barrinhas de cereais e, se quiser arriscar a sorte, leve bananas para atrair as lhamas. Para comprar água mineral, até tem um bar na entrada do Parque, mas você irá pagar bem mais caro.
Plaza Manco Pacap, a praça central de Machu Picchu Pueblo
Ficamos em torno de 3h30min a 4horas na montanha e como nosso trem para Cusco sairia somente as 16h15min, aproveitamos para almoçar e dar uma volta por Aguas Calientes.
Eu e minha irmã em frente à estátua do Imperador Inca Pachacútec
Avenida Pachacútec, a principal da cidade, que culmina na praça central.
A cidade é bem pequena, mas tem muitos hotéis, bares, restaurantes, mercadinhos, um mercado central, de frutas e verduras (neste eu não entrei) e uma área enorme de artesanato, com peças belíssimas.
Almoçamos neste restaurante, que fica na Avenida Pachacútec, a principal da cidade.
Pedimos o mesmo prato cada uma, que foi truta ao forno com acompanhamentos. Uma delícia!
A área de artesanato é enorme e obrigatoriamente passamos por entre as lojinhas quando saimos da estação de trem para pegar o ônibus até o Parque Machu Picchu.
As peças de prata são belíssimas!
Peças em cristal, com excelente acabamento.
E estas lhaminhas, não são fofas?
Obviamente que tudo é mais caro do que em Cusco. Então, a não ser que você tenha gostado de algo "exclusivo", senão, deixe para comprar no Centro Artesanal de Cusco, que é bem mais barato.
Mapa da cidade de Machu Picchu Pueblo/Aguas Calientes
Muita gente opta por dormir em Aguas Calientes, visitar o Machu Picchu no dia seguinte e/ou também a outra montanha, a Huayna Picchu.
A não ser que você vá visitar as duas montanhas, não há necessidade de dormir em Aguas Calientes, você pode ir e voltar no mesmo dia para Cusco. Em uma manhã você visita Machu Picchu e à tarde, passeia por Aguas Calientes e pode retornar no trem das 16h15min ou no das 18h*.
*Horários dos trens da Inca Rail, mas existe também os trens da Peru Rail.
A cidade de Machupicchu está completando 75 anos, mas sua formação começou ainda em 1901, quando alguns fazendeiros se estabeleceram no local. Depois, em 1920, durante a construção da ferrovia, o povoado transformou-se num agitado acampamento de trabalhadores, chamado de Camp Maquinachayoq, que durou até 1931, quando acabaram as obras da ferrovia. Depois, o povoado tornou-se uma pequena cidade e com a exploração turística de Machu Picchu (descoberta em 1911), passou a viver do turismo.
Mapa com o trajeto de Cusco até a cidade de Machupicchu
A cidade de Machupicchu é o ponto final de duas linhas de trens, das empresas Peru Rail e Inca Rail e, mesmo os turistas que chegam por outros meios, precisam passar pela cidade para ir até as montanhas Machu Picchu e Huyana Picchu.
Espero que você tenha gostado das dicas e, na sequência, tem um pequeno vídeo sobre Aguas Calientes. Em breve, o post e video sobre o Parque Arqueológico de Machu Picchu.
Beijos,
Ana Maria
Lindas fotos Ana!
ResponderExcluirVendo seus posts da uma vontade de viajar...rsrs
bjs
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/
Obrigada Nanda,
ExcluirO dia que vc puder, programe visitar o Peru, é pertinho, o custo não é muito alto e vale muito à pena. Os lugares são belíssimos.
Beijos