A Estátua da Liberdade (o nome oficial é "A Liberdade Iluminando o Mundo") foi um presente do governo francês para a comemoração do centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos.
Inaugurada em 28 de outubro de 1886, a Estátua fica na Ilha da Liberdade (Liberty Island), bem na entrada do Porto de Nova York. Ela Foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que projetou a Torre Eiffel, de Paris.
A estátua mede 46m de altura e pesa 204 toneladas.
A Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos de Nova York e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Por isso mesmo, quase todo mundo diz: "Tem que ir!" Mas será mesmo? Não gosto muito desta frase "tem que ir", pois cada pessoa tem pontos de vista e preferências diferentes. Esse "tem que ir" é muito relativo.
Nova York, novembro de 2011.
Eu fui duas vezes a Nova York e na primeira vez, em 2011, só a vi bem de longe, de Manhattan mesmo, pois eu não estava a fim de perder horas e enfrentar filas enormes para tentar uma selfie com a "Miss Liberty".
Zoom 5X nesta foto, mas tinha muita neblina em volta da Estátua e foi assim que eu a conheci pessoalmente (e de longe), em 2011.
Nesta segunda viagem, em maio de 2016, descobri uma maneira bem legal de conhecer a Estátua (um pouco) mais de perto, sem enfrentar horas de filas para o barco e para a selfie e sem gastar nem uma moedinha por isso. De quebra, ainda fiz um belo passeio de ferry boat pelo Rio Hudson!
Mesmo sendo um dia de muito frio e vento gelado, a fila era enorme lá na Liberty Island.
Esta dica é ótima para quem pensa como eu, mas se subir na Estátua ou tirar uma selfie bem de perto é importante para você, mesmo que tenha que enfrentar filas, então o caminho até lá é por outro pier. Mas reserve no mínimo, 5 horas para este passeio.
Foto no interior do Whitehall Ferry Terminal
No canto direito, onde tem bastante gente, é a entrada para a área do embarque.
Como conhecer a Estátua da Liberdade sem pagar nada: você vai até o Sul de Manhattan, caminhando ou de metrô. O nome do terminal é Whitehall Ferry Terminal e o ferry é o mesmo que vai para Staten Island, um dos 5 distritos de Nova York e o que fica mais distante de Manhattan.
O ferry parte de ambos os terminais (Manhattan e Staten Island) a cada 30 minutos (em horários de pico, a cada 15min) e funciona 24 horas, 7 dias por semana. O percurso dura cerca de meia hora e o melhor, é totalmente grátis.
Lado interno direito do ferry boat
Como ter uma vista melhor da Estátua: para ver a estátua (mais ou menos) de perto, na ida, fique no lado direito do ferry e na volta, no esquerdo.
Foto feita dentro do ferry, no lado direito.
Parte central do ferry boat
A parte central é bem grande, mas não tem vista para a Estátua, por isso está quase sempre bem vazia e com muitos lugares para sentar.
Foto no convés. O vento estava bem danado!
Mas se não estiver muito frio, vá para a parte de trás, tem um convés e você terá uma linda vista de Manhattan (ou parte da frente, se o ferry estiver retornando). No meu caso, a vista foi prejudicada pelo mau tempo, mas em dias ensolarados, deve ser muito mais bonita.
Como o dia estava nublado, frio e com muito vento, eu consegui ficar apenas alguns minutos para tirar umas poucas fotos e gravar um trechinho de vídeo.
O ferry que faz o trajeto até Staten Island é enorme. Existem vários, que transportam diariamente mais de 70.000 pessoas.
Terminal do ferry boat em Staten Island
Quando você chegar em Staten Island, se o dia estiver bonito, aproveite para dar umas voltinhas pela ilha. Pode almoçar por lá, enfim, explorar um lugar diferente. Eu não sei dizer se vale à pena ou não, pois como o dia estava feio, eu peguei o mesmo ferry de volta para Manhattan. Quando o ferry chega em Staten Island, todo mundo precisa desembarcar, mesmo quem quer retornar logo. Mas é só sair e embarcar novamente, pelo outro lado.
Qual metrô vai até o Whitehall Terminal?
Pode ser a Linha 1 e desembarcar na Estação South Ferry, ou a linha R, e desembarcar na Estação Whitehall St. Para achar o terminal é muito fácil, só seguir o fluxo de pessoas.
E como chegar até a Liberty Island: mas se quiser ver a Estátua da Liberdade bem de pertinho, você precisa ir até o Pier 17, no South Street Seaport e pagar cerca de US$ 21,00. Você também pode comprar online e pular esta fila, pelo menos e só enfrenta as filas para embarcar e para subir na Estátua.
Pode ser a Linha 1 e desembarcar na Estação South Ferry, ou a linha R, e desembarcar na Estação Whitehall St. Para achar o terminal é muito fácil, só seguir o fluxo de pessoas.
Localização do Whitehall Terminal
E como chegar até a Liberty Island: mas se quiser ver a Estátua da Liberdade bem de pertinho, você precisa ir até o Pier 17, no South Street Seaport e pagar cerca de US$ 21,00. Você também pode comprar online e pular esta fila, pelo menos e só enfrenta as filas para embarcar e para subir na Estátua.
Dicas de passeio pelo Sul de Manhattan, para fazer no retorno da Estátua:
Touro de Wall Street: como o Whitehall Terminal fica bem pertinho de Wall Street, na volta, aproveite para dar um passeio até onde fica o famoso touro. Se conseguir chegar perto, tire uma foto com ele.
"Excuse me" daqui, "excuse me" dali , eu fui chegando perto e... click! Tirei minha foto com o bicho!
Quando eu fui tinha uma multidão e o melhor que eu pude fazer, sem precisar esperar muito tempo, foi fazer a selfie acima.
Tendo paciência para garimpar, na Century 21 tem marcas famosas por ótimos preços.
Você também pode caminhar mais um pouquinho e ir até a Century 21, que na Broadway, 1972, garimpar umas comprinhas e depois dar uma olhadinha no novo WTC, que foi construído onde antes eram as Torres Gêmeas.
Novo prédio do World Trade Center
O que você achou desta dica do ferry boat? Ou você iria preferir ver a Estátua bem de pertinho?
Beijos,
Ana Maria