O Grand Central Terminal é um terminal de trens e metrôs de Nova York (localizado em Manhattan), considerado o maior do mundo em número de plataformas, com 44 plataformas em dois níveis e 67 trilhos. São 41 linhas no nível superior e 26 linhas no nível inferior.
Mas ainda hoje, pouca gente o chama pelo nome atual, ainda se referindo a ele, carinhosamente, como Grand Central Station. Este agora é o nome oficial da estação de correios, localizada próxima ao terminal.
O hall principal é um ícone, onde tantos filmes de encontros e despedidas já foram gravados.
Uma das 10 atrações turísticas mais visitadas do mundo
Todos os dias, cerca de 150 mil pessoas utilizam o sistema e, anualmente, mais de 22 milhões de pessoas, principalmente turistas, visitam a estação, colocando-a na lista das 10 atrações turísticas mais visitadas do mundo!
O primeiro terminal, de 1871, chamava-se Grand Central Station, mas começou a ser reconstruído em 1903. A obra demorou 10 anos e ficou pronta em fevereiro de 1913, quando teve seu nome alterado para Grand Central Terminal.
Todo o edifício do Grand Central Terminal tem detalhes belíssimos e, na sua construção foi utilizado uma grande quantidade de granito que, por conta disso, emite sinais elevados de radiação.
Corredor de acesso ao salão principal
Pintura do teto em duas fotos, mesmo assim, não consegui pegar tudo.
Guichês para venda de tickets
Este relógio de 4 faces vale 10 milhões de dólares!
Sobre o balcão de informações encontra-se um relógio com quatro faces de Opala e que vale mais de 10 milhões de dólares!
Todos os relógios do Grand Central Terminal encontram-se adiantados em exatamente 1 minuto. É para que os passageiros tenham uma margem de atraso por conta de seus relógios. Isso demonstra que os horários são extremamente rígidos. Preferiram atrasar o relógio, mas não atrasar os trens e metrôs.
Possui também várias confeitarias e cafeterias, um mercado de alimentos frescos, o Grand Central Market e até uma quadra de tênis aberta ao público, localizada no 4º piso.
Ao contrário de outras estações de metrô, que pertencem ao transporte público metropolitano de NY, o Grand Central Terminal, desde 2006, é administrado por uma empresa privada, a Midtown TDR Ventures, que possui um contrato de arrendamento até 2274. Ou seja, esta empresa fechou um contrato para 268 anos de administração!
Lustres luxuosos
Lustres decorados com ouro
Os 10 lustres pendurados no Salão Principal do Grand Central Terminal são decorados com ouro, com 110 lâmpadas cada um!
Achados & Perdidos de Nova York
O Grand Central Terminal fica entre a 89 e a 42nd Street, em Manhattan, Nova York e fica aberto diariamente, das 5h30min até às 2h00 da manhã.
O que você achou desta estação, gostou do estilo ou prefere algo mais moderno e futurista? Já viu em algum filme americano?
Beijos,
Ana