O Lotus Temple, ou Templo de Lótus é uma Casa de Devoção para os seguidores da fé/religião Bahá'í e está localizado em Nova Delhi, na Índia, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade.
O design do templo foi inspirado na flor de lótus, símbolo de pureza para muitas religiões e também, símbolo da cidade de Nova Delhi, a capital da Índia. É o último dos sete templos do Major Bahai, construídos em todo o mundo. Demorou 6 anos para ser concluído e sua inauguração foi em dezembro de 1986.
O Templo de Lótus é um dos locais mais visitados do mundo e já atraiu mais de 70 milhões de visitantes. São aproximadamente 3 milhões por ano, com uma média diária de 10 mil visitantes.
Registrando a enorme fila do lado de fora do complexo do Lotus Temple e já pensando em desistir.
Eu fui num sábado à tarde e as filas eram imensas. No ano passado, eu também cheguei até à frente do templo, mas desisti de entrar. Este ano, eu já ia desistir novamente, quando uns indianos me ofereceram lugar na fila, à frente deles e eu aceitei.
O Templo de Lótus possui 27 “pétalas” revestidas de mármore puro, vindo da Grécia, formando nove lados simétricos. Construído em concreto armado, na forma de abóbadas e arcos, a estrutura se autossustenta sem vigas, pois descarrega o seu peso em seus nove arcos.
O templo tem pouco mais de 40 metros de altura e em sua volta há nove piscinas de água, que se acendem, na luz natural, além de belíssimos jardins paisagísticos.
O arquiteto Furiburz Sabha escolheu a flor de lótus como o símbolo comum ao hinduísmo, o budismo, Jainismo e Islam. Adeptos de qualquer religião estão livres para visitar o templo e rezar ou meditar.
Milhares de pessoas visitam o Templo de Lótus diariamente.
Os jardins em volta do templo são exuberantes!
Podemos encontrar até plantas frutíferas.
O Templo de Lótus já ganhou inúmeros prêmios de arquitetura e tem sido destaque de centenas de artigos de jornais e revistas internacionais.
Registrando tudinho para o blog!
E tinha outra fila enorme para visitar o interior do templo.
Descansando depois de caminhar muito pelos jardins debaixo de um sol fortíssimo, e aproveitando também para gravar mais um pouco.
Estas belas e simpáticas indianas me viram aí sentadinha e quiseram tirar uma foto comigo.
E até estas crianças me acharam exótica e pediram uma foto, hehe...
Descansei, tirei fotos, gravei e desisti de encarar outra fila enorme para visitar o interior do templo. Fiz minhas meditações enquanto descansava mesmo.
Localização do Lotus Temple: perto Kalkaji Temple, a leste de Nehru Place.
Estação de metrô mais próxima: Kalkaji. Eu fui de tuk tuk.
Dias e horários para visitação: de terça à domingo, das 9h:00 às 17h:30.
Valor da entrada: é grátis.
De tuk tuk para visitar o Templo de Lótus
Aqui postei algumas fotos e uma breve descrição do Templo de Lótus e da Fé Baha'i e, para não ficar muito extenso, no próximo eu vou publicar um vídeo com a minha visita.
Você já tinha ouvido falar no Templo de Lótus ou na Fé Baha'i? Achou interessante?
Beijos,
Ana Maria
Complemento do post, sobre a Religião Baha'í:
*A Fé Bahá'í: é uma religião mundial cujo propósito é unir todas as raças e povos em uma causa universal e uma fé comum. Bahá'ís são os seguidores de Bahá'u'lláh, que eles acreditam ser o Prometido de todas as idades. Os seus princípios são da unicidade de Deus, a Unidade das Religiões e da Unidade da Humanidade.
As tradições de quase todas as pessoas incluem a promessa de um futuro em paz e harmonia será estabelecido na terra e da humanidade viverá em prosperidade. Acreditamos que a hora prometida veio e que Bahá'u'lláh é o grande personagem cujos ensinamentos permitirá a humanidade a construir um novo mundo.
**Para saber mais sobre a Fé Bahá'í e o Templo de Lótus, acesse o site oficial: Lotus Temple.
Muito lindo Ana!
ResponderExcluirbjs
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/
Sim e bem moderno, Nanda.
ExcluirBeijos
Maravilha!
ResponderExcluirÉ uma maravilha mesmo.
ExcluirBeijos,
Ana