A Ponte do Brooklyn (nome oficial é New York and Brooklyn Bridge (Ponte de Nova York e do Brooklyn) é considerada uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com de 1.834m de extensão. Situa-se sobre o Rio East, ligando os distritos de Manhattan e Brooklyn.
A Ponte do Brooklyn foi desenhada por pelo arquiteto John Augustus Roebling em Trenton, Nova Jersey. Roebling e sua empresa construíram outras pequenas pontes suspensas, como a John A. Roebling Suspension Bridge em Cincinnati, Ohio e a Waco Suspension Bridge em Waca, Texas, que serviram com protótipos de engenharia para o design final da Brooklyn Bridge.
Construída entre 1869 e 1883, a Ponte do Brooklyn foi inaugurada em maio de 1883. Foi a primeira a ponte de aço suspensa do mundo e, por um bom tempo, também a maior.
Quando a ponte começou a ser construída, o seu sistema aerodinâmico não estava bem planejado, então Roebling desenhou uma ponte que foi seis vezes mais forte e resistente.
Acidente com o construtor
Assim que a construção iniciou, o pé de Roebling sofreu uma séria lesão num acidente na ponte e, dentro de poucas semanas, morreu de tétano. Seu filho Washington Roebling assumiu a obra.
Inauguração da ponte
Quando foi inaugurada, a esposa de seu filho Washington, Emily Warren Roebling, foi a primeira pessoa a atravessar. Washington não conseguiu sair de sua casa, devido à depressão de que ele sofria naquele momento, e assistiu a construção através de um telescópio.
No dia da inauguração da ponte, em 24 de maio de 1883, após a travessia de Emily, 1.800 carros e 150.300 pessoas também atravessaram a ponte que, naquela época, era a única ligação entre Manhattan e o Brooklyn.
Atualmente, mais de 120.000 carros, 4.000 pedestres e 2.600 ciclistas atravessam a Brooklyn Bridge todos os dias.
A Ponte do Brooklyn tornou-se uma atração turística e um dos símbolos de Nova York. Um passeio muito legal é atravessar a ponte à pé. De preferência, num belo dia de sol. Os carros atravessam pela laterais e abaixo da parte dos pedestres.
Vista do Rio East, do alto da Ponte do Brooklyn
E aqui, uma vista dos arranha-céus de Manhattan através dos cabos da ponte.
Como chegar até a ponte para fazer a travessia
De Manhattan, é só pegar o metrô, Linha Azul A ou C (atenção, a linha azul E não vai até o Brooklyn), em direção ao sul (downtown), descer na estação High St, já no Brooklyn. Depois é só andar um pouquinho e procurar pelo acesso à atravessia, em direção à Manhattan. Mas antes de atravessar, à esquerda da ponte tem um pier com uma vista maravilhosa de Manhattan e da própria ponte. Eu me passei, quando vi, já estava no meio da travessia e fiquei com preguiça de voltar, mas lá de cima eu pude constatar que a vista vale à pena.
Não lembro quanto tempo durou a travessia, pois eu fiz bem devagar, fotografando, filmando e apreciando a vista. Mas o passeio foi tão legal que, quando eu me dei conta, já tinha atravessado toda a ponte. Não cansei nadinha, pois com a vista belíssima que a ponte nos proporciona, a gente nem percebe que caminhou quase 2km.
O passeio também pode ser feito de Manhattan para o Brooklyn e a volta de metrô. Ou para quem tem (muita) disposição, ir e voltar á pé.
O passeio também pode ser feito de Manhattan para o Brooklyn e a volta de metrô. Ou para quem tem (muita) disposição, ir e voltar á pé.
Já em Manhattan, após a travessia. Ao fundo, podemos ver a Ponte do Brooklyn.
Neste post coloquei várias fotos da travessia, mas eu também gravei um vídeo que será publicado na sequência.
O que você achou da travessia da ponte, faria este passeio?
Beijos,
Ana Maria
Fonte de pesquisa: Wikipedia
Muito legal!
ResponderExcluirCom certeza um grande obra, principalmente para a época.
bjs
nandaaflordapele.blogspot.com.br
Oi Nanda, sim, foi uma construção bem ousada!
ExcluirBeijos