Quem vai a Salvador, na Bahia, tem muita coisa para ver, mas e minha intenção hoje é falar de um lugar e de uma comida que nem todo turista conhece, mas que vale muito a pena!
Vou começar pelo lugar, que curiosamente se chama Cravinho. O Cravinho é um bar e cachaçaria, que também serve cerveja super gelada e petiscos deliciosos.
O Cravinho abre diariamente às 15h30min e vai até bem tarde da noite.
O Cravinho fica em um antigo casarão amarelo, localizado no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Possui quatro ambientes: o Cravinho, o Jatobá, a Cachaçaria e a Senzala Vip. A decoração, mesas e banquinhos são todos em madeira nobre, como Pau D'arco e Massaranduba.
Você pode degustar ainda no balcão de entrada, o Cravinho - feito com cachaça que é produzida ali mesmo e deu nome ao lugar. Pode também comprar para levar ou então, se acomodar em uma das mesas da Senzala Vip e saborear os deliciosos petiscos servidos sempre com muita simpatia pelos animados garçons.
Senzala Vip
O espaço não é muito grande e vive lotado.
Para muitos, a estrela da casa é o Cravinho, feito com cachaça, cravo, mel e limão, que realmente é muito bom, ou então, a cerveja, estupidamente gelada.
Beber um copinho de Cravinho é essencial para abrir os trabalhos.
Mas para mim, a estrela é o Arrumadinho, servido em uma cumbuca de barro. É o melhor Arrumadinho que eu já provei. Toda vez que vou a Salvador, se não vou ao Cravinho provar o Arrumadinho, a visita não está completa.
Arrumadinho seu lindo, vem cá que eu quero lhe desarrumar!
A porção é bem caprichada e serve duas pessoas tranquilamente e custa em torno de R$ 25,00. Mas o que tem de tão delicioso? Só de me lembrar eu já fico com água na boca. Tem carne de sol deliciosamente preparada e cortada em cubos, feijão verde, farofa, vinagrete e muita salsa. E vem tudo bem arrumadinho, cada camada, mas na primeira garfada, a cumbuca vira do avesso.
O ambiente é perfeito para um bate papo com os amigos. Na foto acima eu estou com a Gesse, uma cearense muito querida, que mora em Salvador há muitos anos.
Eu simplesmente amo esse prato e comer no ambiente aconchegante do Cravinho tem seu valor!
Para quem aprecia drinks com cachaça, além do Cravinho, tem Canela (cachaça, canela, mel e limão), Jatobá (cachaça, Casca de jatobá, mel e limão) e a Senzala (cachaça, vinho, Catuaba, Jatobá, mel e limão). Este é power, mas não me animei a provar. Servem também as famosas Roskas com frutas da estação (cajá, umbú, siriguela, caja-umbú e cajú), cerveja super gelada, com e sem álcool.
Quando vou ao Cravinho, sempre peço o Arrumadinho, mas o cardápio é bem variado. Servem desde Moqueca de Caviar Baiano a Iscas de Filé, de Frango e de Peixe, Bolinhos de Bacalhau, Pastéis, etc.
À noite, em volta do Cravinho, se o tempo está bom, o ambiente ferve. São várias barracas que vendem cerveja, acarajé, água de coco, cocada, enfim, tudo o que se precisa para apreciar a noite bonita e esticar o bate-papo.
Que tal, consegui convencer você sobre a delícia que é o Arrumadinho?
Beijos,
Ana Maria
Ótima dica!
ResponderExcluirEsse arrumadinho deve ser delicioso! rs
bj
nandaaflordapele.blogspot.com.br
Se é, Nanda, eu sinto o gosto só de pensar nele. Estou com água na boca, hehehe...
ExcluirQuando você for a Salvador, experimente.
beijos
Local alegre, descontraído, acolhedor e tão deliciosamente descrito por voce Ana que se torna irressistível. Decididamente não dar pra vir a Salvador e não visitar o Cravinho. Nota-se o quanto voce foi seduzida por esse cantinho e seus petiscos.
ResponderExcluirGesse querida, muito obrigada por suas carinhosas palavras, tão doces quanto a sua companhia!
ExcluirBeijos
Amei nossa ida lá. UAUU devoramos o arrumadinho num minuto rs . Precisamos repetir tão logo seja possivel.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Também acho, Gesse. Não dá para ficar só na saudade!
ExcluirE obrigada pelos elogios.
Beijocas
Oi Ana, te indiquei em uma tag la no blog, espero que goste!
ResponderExcluirbj
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/
Oi Nanda, acho que a tag ainda não está no ar, volto lá depois para ver.
ExcluirBeijos
Ana.. amei esse post, ficou super irreverente e divertido.. Tem que tomar cravinho pra abrir os trabalhos? Beleza! Ano que vem vou a Salvador para o casamento de minha prima, com certeza vou passar no Cravinho!
ResponderExcluirOi Mari, muito obrigada e que legal que você gostou do post e da dica.
ExcluirClaro, tem que tomar um copinho de Cravinho antes, hehehe..
O Cravinho fica quase ao lado da Catedral, no Pelourinho, é super fácil de achar.
Você vai gostar muito. É um dos meus lugares favoritos em Salvador.
Beijos