Barcelona é uma cidade linda, colorida, artística, litorânea, agitada, futebolística e multirracial, mas entre tantos adjetivos, tem também um charme todo especial que são Las Ramblas.
Em Barcelona, Las Ramblas na verdade são várias ruas que se juntam, por isso o nome no plural e formam a avenida mais famosa da cidade. Las Rambas é bem arborizada e possui um calçadão no centro, por onde circulam os pedestres e uma rua em cada lado, onde passam os carros.
*Rambla, que em árabe significa "leito de rio seco", é um tipo de rua larga, com grande movimentação de pedestres e muito comum na Espanha.
Las Ramblas, bem em frete à Praça Catalunha, centro de Barcelona.
Las Ramblas é composta de uma série de avenidas principais da Praça Catalunha, que fica no centro de Barcelona e vai até a costa.
Ao longo dos 1,2 km das Ramblas existem vários hotéis, restaurantes, cafés, sorveterias, lojas, floriculturas, quiosques de souvenirs e onde muitos artistas de rua e músicos fazem suas apresentações.
Gelateria Amorino: delicioso sorvete artesanal italiano, servido no formato de uma flor.
Ao longo das Ramblas existem vários hotéis, lojas, cafés, restaurantes, sorveterias, floriculturas, quiosques de souvenirs e onde muitos artistas de rua, músicos, etc fazem suas apresentações.
Onde está a seta branca, uma "cover" da Marilyn Monroe tenta chamar a atenção dos turistas para o Museu Erótico.
O movimento maior das Ramblas começa à tarde e fica lotada de turistas até bem tarde da noite. Mesmo que você não goste de topar com um "mar de gente" vale a pena ao menos dar uma passada pelas Ramblas para conhecê-las.
O movimento nas Ramblas segue intenso até altas horas!
Pela manhã, estão bem vazias. Por seu um local de grande circulação e concentração de turistas, Las Ramblas concentram muitos batedores de carteiras. Então, nada de marcar bobeira...
O Mercat de La Boqueria, em funcionamento desde 1941, é um dos marcos turísticos mais importantes da cidade, que oferece uma seleção fantástica de comidas e produtos, principalmente frutas e doces da região. Esse mercado merece um post só dele e farei isso em breve.
Passeando pelas Ramblas pode-se ver edifícios históricos, como o famoso Gran Teatre del Liceu, que oferece uma ampla gama de teatro, balé e ópera. Fundado em 1837, o tearo sofreu graves danos durante um incêndio em 1994, mas felizmente, um projeto de reconstrução foi realizado para dar-lhe a forma que tem hoje. O prédio foi ampliado e equipado com novas tecnologias para garantir a mais alta qualidade de som.
Ao norte de La Rambla encontra-se Praça da Catalunha. Após a praça, Las Ramblas se transforma na Rambla da Catalunha, que prossegue até a Avenida Diagonal, que margeia a costa.
No extremo sul da Ramblas é o Monumento a Cristóvão Colombo e o Port Vell, o antigo porto de Barcelona, que agora grande parte é reservado a embarcações de recreio.
Monumento a Cristóvão Colombo
Port Vell
Ao leste, Las Ramblas formam a fronteira com o bairro Gótico e à oeste, com o bairro El Raval, onde atualmente podemos encontrar o famoso "Gato de Botero".
Rambla del Raval
Crianças, jovens, adultos... todos disputam uma foto com o gato.
Vou encerrar este post com uma frase do poeta espanhol Frederico Garcia Lorca sobre Las Ramblas: 'É a única rua do mundo que eu desejo que nunca acabe!"
Você já tinha ouvido falar nas Ramblas? O que achou?
Beijos,
Ana Maria
AMEI as fotos. Ainda não tinha ouvido falar de las ramblas. já quero conhecer :)
ResponderExcluirbjosss
As Ramblas têm um charme todo especial e são uma espécie de "marca registrada" de Barcelona!
ExcluirBeijos