Um dos meus assuntos preferidos são os perfumes e hoje selecionei 10 coisas que eu acho muito interessante sobre como usá-los corretamente. Dependendo do perfume e do seu uso, é muito tênue a linha que separa a sedução do espanto!
1- A mão pesou na hora de borrifar e eu fiquei encharcada de perfume. O que devo fazer?
Nem pense em sair assim mesmo, com o pensamento de que ele vai evaporar ao longo do dia. Certamente o aroma vai perder a intensidade, mas conforme o perfume, isso pode demorar e causar certo desconforto às pessoas que ficarão em volta de você.
Se não houver tempo para tomar um banho, você pode embeber um pouco de álcool num pano e aplicar nas áreas onde você passou mais perfume. Trocar de roupa também ajuda.
2- Como posso saber se eu exagerei no perfume, já que para mim está ótimo, pois eu adoro sair de casa bem perfumada?
Se você recém chegou em um ambiente e as pessoas já sentiram o seu perfume, ou pior, sentiram seu perfume antes de você entrar na sala, você exagerou! Isso também se aplica a quando o perfume fica pelos corredores e você nem está mais lá...
O ponto certo é quando o seu perfume é sentido apenas por quem chegar muito perto, na hora de cumprimentar você ou ao lhe abraçar. Se o perfume estiver exagerado, você vai transferir também para a outra pessoa. Às vezes pode ser embaraçoso, principalmente se for um amigo com esposa ou namorada ciumenta.
*Esse item eu não sigo á risca, pois meus perfumes preferidos não são muito discretos e geralmente as pessoas sentem o aroma mesmo sem precisar chegar muito próximas de mim. Por sorte, sempre recebo elogios quanto a isso. Mas no dia em que começar a incomodar, tentarei colocar um pouco menos.
3- Costumo passar perfume também nos cabelos. Corro risco de ressecá-los, já que o perfume contém álcool?
A quantidade de álcool presente nos perfumes não é suficiente para causar ressecamento nos cabelos, mas o ideal não é aplicar perfume diretamente nos fios e sim, borrifar para o alto e ficar embaixo recebendo suavemente as gotículas do perfume. Fica mais suave e distribui o aroma uniformemente.
4- Quanto tempo posso usar um perfume sem que ele perca a sua fragrância?
Isso não vai depender somente do tempo e sim, em que condições você armazenou o frasco. Expliquei um pouco sobre isso neste post como guardo meus produtos. Um perfume mantém sua fragrância original por cerca de 3 anos, desde que seja armazenado em sua caixa e esta guardada em ambiente seco e no abrigo da luz.
5- Meu perfume escureceu ou ficou muito amarelo, devo jogar fora?
Se foi exposto ao calor excessivo ou dependendo da sua composição, um perfume pode alterar a cor original, principalmente se tiver muitos ingredientes naturais. Mas isso nem sempre altera também a sua fragrância ou a sua fixação. Agora, se ele tiver alterado o seu cheiro ou tiver a consistência oleosa, isto significa que ele oxidou e não presta mais, pode jogar fora! Mas nem sempre quando ele oxida, ele altera a sua cor, então, muita atenção com o odor e a consistência.
6- Posso usar um hidratante perfumado no corpo e/ou desodorante nas axilas e depois passar perfume?
Faça isso somente se o creme ou o desodorante forem da mesma fragrância que o seu perfume, para os odores não "brigarem" entre si. O ideal é usar um hidratante ou desodorante sem perfume.
Importante: não use perfume nas axilas, ele não tem o efeito preventivo de um desodorante e pode manchar suas roupas ou escurecer a área das axilas. Se você depilou recentemente, pior ainda, pode lhe causar alergias e muita ardência.
7- Quais as partes do corpo ideais para passar perfume?
Nas áreas onde há maior circulação sanguínea, como pulsos, nuca, atrás das orelhas, dobra dos cotovelos, atrás dos joelhos e também na barriga. Nestas áreas, além de serem pontos do corpo onde a temperatura é mais alta, o que favorece a ativação da fragrância, são locais onde quase não transpiramos e por isso, o perfume pode fixar melhor.
Dica: dê preferência a perfumes em spray e borrife a uma distância média de 20 a 30 cm do ponto desejado.
8- Por que no verão o ideal é usar perfumes mais suaves?
É que as fragrâncias geralmente duram mais no calor, então, se você usar um perfume um pouco mais forte, existe o risco de ficar exagerado. Deixe para usar os amadeirados e cítricos EDP no inverno e nos dias mais quentes, dê preferência aos florais EDT.
*Clique para ler sobre as diferenças entre EDT e EDP.
9- Adorei o cheiro de um perfume em uma amiga e comprei um igual, mas na minha pele ficou bem diferente e eu não gostei. Por que isso aconteceu?
O perfume pode ser o mesmo, mas cada pessoa tem um tipo de pele diferente. Algumas pessoas absorvem mais e outras menos uma mesma fragrância, dependendo do PH natural e do odor de cada pele, que varia também conforme a etnia e hábitos de cada uma.
10- Como faço para não errar na escolha de um perfume?
O ideal é, antes de comprar um perfume, usar o tester (quase todas as lojas têm) direto na sua pele - no papelzinho serve só para selecionar a fragrância - e somente decidir por comprar ou não, após algumas horas. Neste tempo, você pode sentir melhor o aroma e a fixação na sua pele e decidir com mais segurança.
Você tem alguma outra dica interessante sobre o uso de perfumes?
Beijos,
Ana Maria
*Imagens Google
Amei o post, super completo
ResponderExcluirhttp://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
Obrigada Camila! Bjs
ExcluirPost salvo na barra de favoritos rsrs
ResponderExcluirAmei as dicas. Bjs
comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br
Legal Jackeline!
ExcluirBeijão
Gostei das dicas vao me ajudar muito
ResponderExcluirOlá Agostinho, muito obrigada, fico feliz que este post foi útil para você. Abraços
Excluir