O mês de setembro tem uma importância muito especial para o Rio Grande do Sul e o dia 20 é a data máxima para os gaúchos, pois é quando se reverencia a Revolução Farroupilha. No dia 20 de setembro é feriado em todo o Estado do RS desde 1996.
Dia de sol e muito movimento no Acampamento Farroupilha
O que foi a Revolução Farroupilha?
Também conhecida como A Guerra dos Farrapos, foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Havia um descontentamento político com o governo imperial brasileiro causando revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, que eram os principais produtos da economia do RS na época. Esta guerra, com objetivos separatistas, iniciou em 20 de setembro de 1835.
Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas (o nome deve-se principalmente ao estado de suas roupas) aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou, em 1º de março de 1845. A República Rio-Grandense então foi reintegrada ao Império brasileiro.
Você lembra da minissérie global "A Casa das Sete Mulheres? Esta minissérie retrata o Rio Grande do Sul em plena Guerra dos Farrapos.
Vem comigo que eu vou lhe mostrar um pouco do Acampamento Farroupilha
Como meu objetivo não é falar sobre a parte histórica e sim sobre as comemorações, hoje foi dia de festa e teve desfiles e bailes por todo o Estado.
Em Porto Alegre, todo ano, acontece o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia. São centenas de piquetes, de várias querências, instalados pelo parque. Tem também praça de alimentação, feira de artesanato, mercados, açougues, enfim, monta-se uma pequena cidade dentro deste parque no mês de setembro. Hoje, depois de vários dias de muita chuva e ventos fortes, o sol apareceu para comemorar conosco este feriado.
O acampamento estava lotado e seguem algumas fotos:
A carne deste "restaurante" eu não resisti...
Aqui, cometendo o pecado da gula!
Por medida de segurança, foi proibido a circulação de cavalos pelas ruas do acampamento, então eles ficam numa área mais reservada. Hoje, depois do desfile, apesar de presos, os cavalos estavam espalhados por quase toda a parte, mas não os vi circulando entre as pessoas.
A música e o fandango imperavam em grande parte dos piquetes
Band fazendo reportagem
Stands de artesanato
Apresentação da "dança da chula" no palco central do parque
Se você ainda não visitou o Acampamento Farroupilha e está em Porto Alegre, aproveite, pois ele foi estendido até domingo, dia 23 de setembro. Se você está longe e não puder vir, no ano que vem tem mais!
Beijos,
Ana
Saudades das nossas tradições!!!
ResponderExcluirAqui na Europa a gente sempre encontra um brasileiro que pratica capoeira, que dança samba ou que gosta de forró. Mas ainda não encontrei nenhum para compartilhar um chimarrão!
Oi Milena, o acampamento está uma maravilha este ano. Acabei de chegar de um churrasco em um piquete agora à noite, nossa, acho que por 1 ano não deveria mais comer carne, hehehe...
ExcluirTem gaúcho pelos 4 cantos do mundo, mas acho que não deve ser fácil é encontrar erva (mate) por aí, por isso você não achou ninguém ainda para compartilhar uma mateada!
Beijão
Como é bom conhecer histórias,saber como tudo começou..e que continuam as tradições e os festejos também.Lembro bem da série -a casa das sete mulheres.
ResponderExcluir"Cultura é bom,obrigado" rs.
Beijo
Olá Patrícia, a história por trás das tradições é realmente muito interessante.
ExcluirA Casa das Sete Mulheres foi um marco na televisão em se tratando de minisséries, na minha opinião, uma das mais belas. Beijão
Deu até vontade de um churrasco agora!
ResponderExcluirÉ muito legal ver essas comemorações e pelo jeito aí no Sul o pessoal leva bem a sério!
Nem me fale Vanessa, tenho comido tanta carne por estes dias... mas tô pronta pras outra, hehehe...
ExcluirBeijão e ótimo final de semana pra você!
Oi Ana!
ResponderExcluirA semana foi tão corrida que nem consegui mexer no blog... Mas estou aqui para me atualizar!
O RS é minha 2ª casa, sou filha de gaúcho e dançava no CTG quando criança! Não vivo sem churrasco!
Adoro Poa e os amigos gaúchos! Gente acolhedora e simpática!
Adorei as fotos!
Bjxx
makesdami.blogspot.com.br
Bah, que legal Miriam! Então, se vc tem sangue gaúcho, serás uma eterna prenda! Beijos
Excluir