Hoje vou destacar a Festa Nacional da Uva que acontece este ano, de 16 de fevereiro a 4 de março, em Caxias do Sul, cidade da serra gaúcha, na qual eu nasci e vivi por 21 anos.
A rainha Roberta Veber Toscan (centro) e suas princesas, Aline Casagrande (esquerda) e Kelin Zanette (direita).
Breve histórico:
Esta festa é realizada há 80 anos e em 2012 comemora-se também os 40 anos da primeira transmissão em cores na TV brasileira, que aconteceu justamente na Festa da Uva de 1972.
Esta festa é realizada há 80 anos e em 2012 comemora-se também os 40 anos da primeira transmissão em cores na TV brasileira, que aconteceu justamente na Festa da Uva de 1972.
A vindima (colheita da uva) de 1931 foi tão farta que os produtores locais decidiram celebrar com uma festa, porém modesta, pois não houve desfile de carros alegóricos e nem a escolha das Soberanas; mesmo assim, o sucesso foi tanto que já foi planejado uma nova festa para o ano seguinte. Em 1932, a festa foi mais elaborada, mas a primeira rainha, Adélia Eberle, somente foi escolhida em 1933. Nos anos 1935 e 1936 houve uma interrupção da festa, por motivos econômicos.
A festa foi retomada em 1937, mas em 1938 foi novamente interrompida, por 13 anos, até 1949, devido à Segunda Guerra Mundial.
Em 1950 a festa voltou a ser realizada e desde então, nunca mais parou. Recomeçou sendo realizada de 4 em 4 anos, depois passou de 3 em 3 e atualmente é de 2 em 2 anos.
A festa, além do desfile de carros alegóricos na Rua Sinimbu, centro da cidade, inclui diversos eventos paralelos e uma grande exposição agroindustrial nos Pavilhões da Festa da Uva.
O símbolo:
Nas folhas o verde e o vermelho em combinação com a cor branca representam o ano da Itália no Brasil. No cacho, grãos de todas as cores representam a vida, o progresso, as muitas etnias e claro, as cores da primeira transmissão da TV colorida no país.
Então, você gostou? Visite Caxias do Sul, conheça um pouco mais e aprecie a nossa cultura!
Beijos,
Ana