A maioria das pessoas ao redor do mundo começa um novo ano em 1º de janeiro, seguindo o calendário gregoriano. Mas o Ano Novo é celebrado de forma diferente na Índia. O Ano Novo Hindu , também chamado de Vikram Samvat, começa com a chegada do mês de Chaitra (primeiro mês do ano) e é decidido pelo calendário lunar hindu.
Em 2025, o ano novo hindu será 2082. Este ano também é conhecido como "Siddhartha" e o veículo deste ano será um cavalo.
Aqui está uma análise mais detalhada:
Vikram Samvat 2082: Este é o ano do calendário hindu correspondente a 2025 no calendário gregoriano.
Data de início: o Ano Novo Hindu, que marca o início do Vikram Samvat 2082, cai em 30 de março de 2025.
Significado: Vikram Samvat é um calendário lunissolar que está 57 anos à frente do calendário gregoriano. Ele é usado para determinar as datas de festivais hindus e eventos auspiciosos.
Rei e Ministro: Neste ano, o Sol é o rei e ministro, o que é determinado pelo planeta que rege o primeiro dia do Ano Novo Hindu.
Nome do ano: Este ano é chamado de "Siddhartha"
Veículo: O veículo deste ano será um cavalo
Enquanto toda a Índia celebra este dia com grande alegria, simbolizando novos começos, diferentes comunidades na Índia celebram a ocasião de sua própria maneira única, seguindo sua cultura e tradição. Aqui está uma olhada em como diferentes estados na Índia celebram o Ano Novo Hindu.
Nesta data inicia também outro importante festival hindu: o Chaitra Navratri, que começa hoje, 30 de março e vai até 7 de abril.
É um festival hindu significativo de nove dias dedicado à Deusa Durga, terminando com Ram Navami. O festival envolve devoção, jejum e rituais que marcam o triunfo do bem sobre o mal, coincidindo com o Ano Novo Hindu (Vikram Samvat 2082) e a chegada da primavera.
Todos os anos, hindus em todo o mundo celebram o Navratri na devoção de Maa Durga. Existem dois Navratris principais, as nove noites de Maa Durga, que são celebrados a cada ano. Um é o Chaitra Navratri no mês de Chaitra, entre março e abril, e o próximo é o Sharada Navratri, que é entre setembro e outubro.
Período de muita oração, jejum e alimentação restrita
Os hindus celebram Navratri duas vezes por ano, dedicando nove dias para adorar Maa Durga e suas formas. Os adeptos observam vários rituais e seguem regras específicas, como evitar alimentos não vegetarianos, álcool e itens de energias pesadas. As práticas de jejum e as restrições alimentares diferem para os devotos, enfatizando a limpeza da mente e do espírito durante este período auspicioso.
E hoje, dia 30 de março, aqui na Índia (e também no Egito) é também o último dia do Ramadã 2025 e amanhã eles celebram o Eid al-Fitr (quebra de jejum). Na Arábia Saudita, Emirados Árabes e Qatar, o Eid é hoje.
Você achou interessante estas informações?
Beijos,
Ana Maria