O símbolo mais famoso de Abu Dhabi, a Grande Mesquita Sheikh Zayed, foi inaugurada há 10 anos, em 20 de dezembro de 2007 e é a terceira maior mesquita do mundo. Ela ocupa uma área de 22.412 m², com capacidade para 40.000 fiéis. A primeira fica em Meca (Arábia Saudita) e a segunda, em Casablanca, no Marrocos.
Eu visitei esta mesquita no ano passado, mas só a vi por fora, pois estava fechada para visita da família real de Abu Dhabi. Então, na viagem deste ano a Dubai, aproveitei para ir novamente até a mesquita e conhecê-la por dentro.
Esta icônica mesquita, toda em mármore branco italiano e grego, foi construída entre 1996 e 2007, em homenagem ao fundador dos Emirados, Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, falecido em 2004 e que se encontra enterrado no pátio externo da mesquita.
Pátio interno da mesquita
A entrada na mesquita é gratuita, mas existe um dress code (código de vestimentas), onde não é permitido entrar com pernas, braços e ombros descobertos. As mulheres precisam cobrir os cabelos.
O que pode e o que não pode vestir para entrar na mesquita Sheikh Zayed
Na entrada, é disponibilizado uma abaya (a vestimenta das muçulmanas) e um hijab (lenço para cobrir os cabelos), mas conforme o número de turistas no momento, pode não haver disponível.
Esta mesquita possui também o maior mosaico de mármore do planeta.
Quando eu fui, não tinha, mas a agência que eu contratei o passeio, a Rayna Tours, tinha abayas para ceder, só o lenço que eu levei (por precaução, leve na bolsa, assim você não precisa usar um lenço que tanta gente já usou).
Possui 82 cúpulas brancas. 4 minaretes com 115m de altura e um pátio com belos jardins e espelhos d’água e mais de mil colunas. Ela foi projetada para ser uma maravilha da arquitetura islâmica moderna e clássica.
Os mosaicos florais, que quebram o branco, foram feitos por artesãos italianos.
No seu interior, paredes e o teto têm versos do Corão, em ouro 24K, escritos em três tipos de caligrafia arábica, por artistas de vários lugares do mundo, supervisionados por calígrafos dos Emirados, Síria e Jordânia.
Este é o maior tapete persa do mundo!
No chão, o maior tapete persa do mundo, confeccionado por mais de 1.200 artesãs, mede 5.627 m2 e pesa 47 toneladas. Os lustres, com cristais Swarovski são belíssimos e os dois centrais medem 15m.
Parede indicando a direção de Meca, com escritas do Corão
Em todas as mesquitas, tanto interna ou externamente, não existe nenhuma imagem ou quadro de pessoas, pois o Ser Supremo do Islã é Alah e os fiéis só devem devoção a ele.
Mil colunas sustentam a mesquita
O valor estimado que foi gasto na construção desta mesquita gira em torno de R$ 1,5 bilhão.
Espelhos d'água no pátio externo da mesquita
Eu e minha irmã Mari
Símbolo icônico de Abu Dhabi, a Mesquita Sheikh Zayed é deslumbrante. Eu visitei em pleno meio dia, sob o sol forte do deserto e o branco do mármore brilhava tanto que chegava a ofuscar os olhos. Dizem que, ao anoitecer, toda iluminada, ela fica ainda mais bela.
Você já tinha ouvido falar nesta mesquita?
Beijos,
Ana Maria
Nice and informative post, thank you such a nice sharing, we can hope find more from you on this thank you.
ResponderExcluirmusandam camping
Hi Khasab, thanks so much! Best regards, Ana
ExcluirThis quite an interesting blog page i must say. Some amazing article with great information.
ResponderExcluirmusandam tours
It is a very important information for me and its also amazing for me . thank you .
ResponderExcluirKhasab dhow cruise