Fazendo uma pausa nos posts sobre a Índia, já que quero apresentar também outras opções de viagem, principalmente para quem não pretende ir tão longe e está em dúvidas de onde passar as férias.
Como o verão está chegando, pensei em postar uma dica bem interessante para quem gosta de praia e de curtir uma natureza exuberante, sem abrir mão da agitação, boa culinária e pagando em reais: Florianópolis, a capital de Santa Catarina.
Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis!
Neste post eu não vou me aprofundar no aspecto histórico, apenas quero apresentar a cidade como sugestão para passar as férias de verão.
O município de Florianópolis é composto pela ilha principal, a parte continental e algumas pequenas ilhas no entorno. Sua população, segundo o IBGE, está estimada em 470 mil habitantes. Na alta temporada este número mais do que dobra.
A maioria da população da cidade vive no continente, na área central e norte da ilha principal. O sul da ilha é bem menos habitado.
Vista central da ilha e ligação com o continente, do alto do Morro da Cruz.
Floripa, como a cidade carinhosamente é chamada, possui belíssimas praias, são 42 ao todo, áreas naturais deslumbrantes, como lagoas e pequenas ilhas, muitas opções de diversão e e até campeonatos esportivos, como o Triatlo Radical.
As praias são tão lindas que é praticamente impossível eleger a mais bela.
Entre as 42 praias de Florianópolis, algumas são bem famosas:
Jurerê Internacional: é badaladíssima, seus frequentadores são personalidades e endinheirados, tanto brasileiros como estrangeiros. Verdadeiras mansões fazem parte da arquitetura local.
Jurerê: fica ao lado da irmã rica e é uma ótima opção para quem não pretende gastar muito com hospedagem, mas quer ficar perto das badalações sofisticadas.
Praia Brava e Joaquina possuem águas mais agitadas são as preferidas dos jovens e surfistas.
Praia de Canasvieiras
Praia de Canasvieiras: localizada no norte da Ilha, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus, durante o verão torna-se uma das mais agitadas. Suas águas calmas e excelente infraestrutura a tornam perfeita tanto para quem vai em família quanto para turma de amigos.
É a praia preferida dos argentinos, que nos tempos áureos da economia portenha, chegaram a comprar centenas de imóveis em Canasvieiras, inclusive pousadas e restaurantes. Em algumas ruas encontramos até placas em espanhol. Atualmente diminuiu muito a "invasão" dos hermanos, mas ainda é um dos destinos preferidos deles.
Canal da Barra
O Canal da Barra em formato sinuoso, possui quase 3 km de extensão e suaviza a salinidade do mar, deixando a água menos salgada naquela praia.
Barra da Lagoa: é a praia mais bem estruturada da costa leste da ilha. São inúmeras opções de hospedagem, alimentação e diversão. É muito procurada por turistas estrangeiros, principalmente americanos e europeus. É também a praia mais estruturada em relação à pesca profissional, mas a artesanal também é bastante praticada.
Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição: fica bem no centro geográfico da ilha e é um ponto estratégico para seguir em todas as direções. Além da fama de ser o point noturno de Floripa, com inúmeras opções de bares e restaurantes, oferece belezas naturais e muitos esportes aquáticos na lagoa que atraem os turistas que preferem o dia também.
Outras praias muito procuradas são a Praia dos Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche e Santinho. Cada uma tem sua característica e beleza singular.
Por do sol visto do Trapiche
Trapiche da Beiramar: é um dos muitos locais super agradáveis de Floripa. Está localizado na Praça de Portugal, bem no início da Av. Beira-Mar Norte, região central da cidade. É um tradicional ponto de encontro dos moradores da ilha, mas que os turistas também gostam muito.
Culinária: peixes e frutos do mar são o ponto forte, desde petiscos até os mais sofisticados. São centenas de opções de bares e restaurantes ao longo de toda a ilha.
A pesca é uma das atividades econômicas mais importantes da ilha, juntamente com o turismo, que oferece, além das praias, muitas belezas naturais, venda de artesanato, ótima culinária e arquitetura colonial, com influência açoriana. Tecnologia da Informação e serviços completam o quadro econômico.
Prainha da Barra da Lagoa
Como chegar: além de carro, quem preferir pode ir de ônibus, a estação rodoviária fica bem no centro da ilha. Já o Aeroporto Internacional Hercílio Luz está localizado no sul da Ilha.
Onde ficar: para quem gosta de muita agitação, a melhor região para se hospedar é nas praias do norte, que são bem próximas umas das outras. Mas para quem prefere paz e sossego, o sul da ilha é bem mais calmo e tranquilo.
No auge do verão, praticamente toda ilha fica lotada, mas mesmo assim, ainda é possível ter sossego mais ao sul.
Não posso encerrar o post sem ao menos umas palavrinhas sobre o maior símbolo da cidade, a Ponte Hercílio Luz.
A Ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. A ponte tem 821,005m de comprimento total e pesa cerca de 5 mil toneladas. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a ilha de Floripa à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.
Atualmente a ponte está desativada, pois existe uma outra mais moderna e bem maior, que faz a ligação da ilha com o continente.
Como eu escrevi no início, este post não tem a pretensão de ser um guia completo de Florianópolis, mas tentei resumir e apresentar a cidade como um excelente destino para agradar tanto quem gosta de praia, de lagoa, natureza exuberante e de agitação.
Que tal minha sugestão? Você já conhece Floripa?
Beijos,
Ana Maria
Tenho muita vontade de conhecer, deve ser linda!
ResponderExcluirbj
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/
Oi Nanda, Floripa é linda demais, vale muito a pena conhecer!
ExcluirBeijos