Hoje vou postar sobre El Rastro, uma grande feira ao ar livre que acontece todos os domingos, entre 9 e 15 horas e ocupa várias ruas entre a Plaza de Cascorro, La Latina e Calle Emnbajadores, centro histórico de Madrid. Para chegar, descer na estação de metrô La latina ou Puerta de Toledo.
El Rastro acontece todo domingo, em Madrid
Chamada de El Rastro, o local antigamente era área de matadouros e o nome, porque o gado morto era arrastado do matadouro até os curtumes, para a retirada do couro, então deixava um rastro de sangue pelo caminho.
Tem uma rua só com venda de quadros e pinturas, belíssimos!
A foto acima foi feita bem cedinho, estavam ainda montando os quadros
El Rastro, com mais de 300 anos de existência, é a mais famosa das feiras da ladra da Europa, que acontece também em várias cidades da Europa, como Lisboa (Feira da Ladra), Barcelona (Els Encants), Amsterdam (Waterlooplein), Londres (Portobello), em Roma (Portaportese) entre outras menos conhecidas.
Logo cedo a feira é bem vazia e tranquila
Próximo ao meio-dia a feira está assim, no ápice!
Esta "banca" vende quadros, molduras, estampas impressas e fotos antigas
Mas por que é também chamada de Feira da Ladra?
É uma feira onde vende-se de tudo, de artesanato a antiguidades e o nome Ladra nada tem a ver com roubos. Ladra deriva de "lada", que significa lado, em português. Isto porque a primeira feira no gênero surgiu em Lisboa, no século XIII, plena Idade Média, numa das margens (ladas) do Rio Tejo. Hoje localiza-se no Campo de Santa Clara/Panteão Nacional. Somente em Lisboa o nome Feira da Ladra é o nome oficial, nas outras feiras do gênero, na Europa, ficou sendo uma espécie de apelido.
Vi alguns policiais e, mesmo com tanta gente, achei super tranquilo, mas fui avisada para me cuidar dos batedores de carteira.
Banda de lata
Imagens e quadros em bronze
Móveis e objetos antigos
Muito interessante estes pratos
Facas em vários estilos
Artigos militares
Fotografias em"Lambe-Lambe"
Esta feira é uma das dicas que eu considero imperdíveis para quem visita Madrid e está na cidade aos domingos. Dizem que ela funciona também nos feriados, mas isso eu não tenho certeza.
A feira El Rastro vende quinquilharias, roupas, móveis, artesanato, produtos novos e usados, antiguidades, enfim, tudo o que se pode imaginar. E para este post não ficar muito extenso, vou dividi-lo em dois.
No post de amanhã vou mostrar bijuterias, roupas, bolsas, enfim, o lado "fashion" da feira.
Você acha legal este tipo de feira ou mercado, ao ar livre?
Beijos,
Ana Maria
Muito legal, eu ia amar! rs
ResponderExcluirbj
http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/
É uma maravilha esse mercado/feira, você iria adorar mesmo!
ExcluirBeijos
Ahh coisa linda ver estas fotos! Eu AMOOOO Madrid!
ResponderExcluirbjos
Lindo né? Eu me apaixonei por Madrid!
ExcluirBeijos