Ainda tenho muita coisa para contar sobre a minha viagem à Espanha, principalmente sobre a capital, então hoje o assunto é o Real Jardim Botânico de Madrid (nome em espanhol: Real Jardín Botánico de Madrid).
Para quem gosta de natureza, o Real Jardim Botânico é um passeio que vale à pena. Principalmente se for no escaldante verão espanhol, pois lá é um lugar de muito verde, muita sombra e brisa agradável. No inverno eu penso que não deve ser legal, pois além de muito frio, a paisagem vai deixar a desejar.
Embora Madrid seja uma cidade muito arborizada, têm lugares que não tem como escapar do sol e para mim e minha irmã, o RJB foi um ótimo refúgio num dia e horário em que ele estava forte demais para se andar pelas ruas.
Quando foi fundado, em outubro de 1755, o RJB ficava nas proximidades do Rio Manzanares, área central de Madrid, mas em 1781 foi transferido para o Paseo del Prado (ao lado do Museu del Prado), sua atual localização, também em área central da cidade.
Desde 1939, o RJB é administrado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas e é uma das mais importantes instituições de pesquisa botânica da Espanha.
Estátua em homenagem ao Rei Carlos III, que foi quem transferiu o Jardim Botânico para o local atual.
Um dos principais objetivos do RJB era o ensino da botânica, mas também o estudo e pesquisa de espécies nativas da Europa, Américas e do Pacífico.
Atualmente existem no RJB aproximadamente 5.000 diferentes espécies de árvores e plantas do mundo inteiro.
Fonte circular
Este é a entrada do Jardim Botânico, com vista do lado de dentro. O prédio (parte dele) que se vê do lado de fora é o famoso Museu del Prado.
Do lado esquerdo de quem sai do parque tem uma loja que vende flores, mudas, sementes, alguns souvenirs e guarda-chuvas super diferentes.
Eu me encantei com o guarda-chuva com estampa de folhas de plátano. Custava 25,00€ (cerca de 83,00) e não comprei porque era enorme, não caberia na mala e eu teria de viajar de volta ao Brasil carregando o tal nas mãos, então desisti. Gostei tanto dele que acho que teria valido a pena o sacrifício, mas agora já foi...
O Real Jardín Botánico de Madrid abre diariamente, a partir das 10h. Nos meses de maio a agosto, fecha somente às 21h. Nos demais meses, o horário de fechamento varia entre 18h, 19h e 20h.
Para entrar, pagamos uma taxa de 3,00€ (valor de junho de 2014). A área é bem pequena e em pouco tempo, visitamos todo o espaço. Outras atrações turísticas próximas ao Jardim Botânico, além do Museu del Prado, é o Museu Reina Sofia, a Estação de Atocha e o Parque do Retiro (este muito frequentado pelos madrilenhos).
Você curte visitar parques e espaços verdes durante uma viagem? Ou prefere conhecer outros lugares, como museus, feiras, exposições, etc?
Beijos,
Ana Marua
Olá, querida
ResponderExcluirEu aprecio muito espaços verdes mas gosto também das outras possibilidades que vc nos dá...
O seu post ficou refrescante...
Bjm fraternal
Oi Roselia, muito obrigada.
ExcluirGostei da definição do post: refrescante! hehehe...
Bjs
Eu AMEI Madrid. Achei a cidade linda.
ResponderExcluirAmei suas fotos, belíssimo!
bojs
Olá!
ExcluirEu também AMEI Madrid, até mais do que Barcelona. Fiquei encantada com a cidade e as pessoas. Bjs